TEXTO INSTITUCIONAL

A Fundação Clóvis Salgado oferece ao público a exposição RETRATISTAS DO MORRO, agora em formato digital, no projeto Palácio em Sua Companhia, que disponibiliza conteúdo cultural e produções inéditas da FCS em plataformas virtuais. A exposição, que tem curadoria de Guilherme Cunha, ocupa a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais desde fevereiro de 2020, mas encontra-se fechada às visitações presenciais por causa da pandemia da Covid-19.

A exposição integra o rico acervo de mais de 40.000 fotogramas que compõem esse importante programa de pesquisa que envolve o mapeamento fotográfico, edição das imagens, catalogação, recuperação, digitalização, restauração digital e exibição do acervo. Reconhecido inclusive com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em 2017, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o Programa tem convergência direta com conceitos caros à FCS: Identidade e Diversidade Cultural.

O acervo apresentado reúne individualidades e experiências coletivas de uma comunidade, dizendo muito de nós mesmos e revelando novas narrativas.

Ao mesmo tempo, é fonte estimulante de descobertas, a partir de novos e múltiplos olhares, revelando o pluralismo e a diversidade cultural brasileira, nosso maior patrimônio e riqueza.

Com essa iniciativa, as impactantes imagens do cotidiano dos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, produzidas pelos retratistas tradicionais Afonso Pimenta e João Mendes, entre as décadas de 1970 e final de 1980, podem ser livremente conhecidas e admiradas.

Agradecemos a Afonso Pimenta e a João Mendes, assim como aos moradores do Aglomerado da Serra, e ao realizador Guilherme Cunha, por compartilharem conosco esse excepcional acervo imagético de BH.

Comemorando o mês do Patrimônio Cultural, a mostra virtual abre novas possibilidades para a arte, enriquece a mediação cultural e assegura o direito à fruição artística de forma ampla e gratuita, celebrando o patrimônio cultural de Minas.

Fundação Clóvis Salgado