ABeCedário de objetos

Estamos rodeados deles. Eles ajudam a realizar tarefas que nossos corpos sozinhos não conseguem e nos dão agilidade, conforto, segurança, dependência… O que mais pode um objeto?

Bora falar de arte?

Ilustração: Clarissa d’Errico

Na postagem anterior, conversamos sobre a última letra do alfabeto, a letra “Z” de zíper, e conhecemos um pouco da obra de Nelson Leirner. Hoje, vamos falar do alfabeto para relembrar os objetos e as obras que catalogamos nessas 23 publicações, que foram ordenadas pelas letras iniciais de cada objeto. Também criamos um atalho para acessar essas publicações e, ao final, apresentamos uma sugestão de brincadeira: o jogo da memória.

Abecedário ou alfabeto

Já parou para pensar nas utilidades do abecedário, além da memorização das letras para aprender a escrever? Abecedários, também conhecidos como alfabetos, são uma série de letras, símbolos e fonemas ordenados. A língua portuguesa é escrita no alfabeto latino, mas existem uma variedade de línguas escritas usando outros alfabetos, como o alfabeto grego, o hindi, o hangul e muitos outros.

Usamos o abecedário cotidianamente. A ordem em que as letras são dispostas serve para organizar listas, dicionários, arquivos, chamadas escolares, enciclopédias… Neles buscamos um nome próprio ou uma palavra pela primeira letra que é escrita. O abecedário pode ser um objeto poético?

Abecedário do “Bora falar de arte?”

Ao longo das edições que seguiram esse abecedário, brincamos com a possibilidade de catalogar alguns objetos do mundo junto às produções de diferentes artistas. Esse método possibilitou conhecer novos processos de pesquisa em arte, que ainda não havíamos observado com cuidado.

Objetos, obras e artistas formam uma tríade de experimentação da/na arte, tornando-se matérias para novas formas, novos pensamentos e novas sensações do mundo. Esses objetos cotidianos passeando pelo mundo, ao encontrarem a arte contemporânea, criam um vasto campo de conhecimento. Dessa experiência veio à tona a vontade de continuar a brincadeira com as letras.

Ilustração: Daniela Parampal

Brincando com objetos, palavras e artistas

Baixe aqui (PDF para impressão) um jogo da memória feito a partir das publicações do “Bora falar de arte?”!

E, também, clique nas palavras abaixo e descubra qual obra foi criada a partir destes objetos:

A de Azulejo ………………….. B de Bicicleta ………. C de Caixa……. D de Dinheiro…………….. E de Escada ………….. F de Foto ………………..……. G de Garrafa …………… H de Hélice ………………… I de Isopor ………. J de Jornal ……….. L de Linha ………………….. M de Mesa ……………….…… N de Nó …………….. O de Ouro ……..…. P de Pano …………. Q de Quadro Negro ……………. R de Rede …………… S de Sapato …………. T de Tesoura ……………… U de Uniforme……….. V de Vestido …………………. X de Xícara ………………… Z de Zíper……………………………………….

Nas próximas publicações, continuaremos a brincar com as letras, com o alfabeto, com as catalogações, com a arte e com os objetos. Agora, o desafio será construir um abecedário de artistas, seguindo a primeira letra de seus nomes. Vamos conhecer mais alguns artistas cujas produções se voltam para o contemporâneo. Como se fosse uma agenda telefônica ou uma chamada escolar.

Bora?

Ilustração: Daniela Parampal

Na próxima publicação, o nosso convite continua aberto, bora falar de arte? Lembre-se de acompanhar as mídias sociais da Fundação Clóvis Salgado para se manter atualizado sobre a arte contemporânea!

Sobre as autoras:

Clarissa d’Errico é técnica em Comunicação Visual, bacharel e licenciada em Artes Visuais e professora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.