C de Caixa

Ilustração: Clarissa d’Errico

 

Quantos utensílios já ficaram famosos por aparecerem em exposições? Temos um para cada letra do alfabeto, com certeza! Que tal conhecer ou relembrar algumas obras e alguns artistas?

Bora falar de arte?  Hoje, vamos de letra “C”, C de caixa, cuja origem do nome vem da palavra italiana “cassa”, do latim “capsa”, onde se guardavam os papiros (material usado para escrita na Antiguidade, feito com fibras da planta de mesmo nome). E “capsa”, que vem do verbo “capere”, significa conter.

 

Ilustração: Clarissa d’Errico

 

A artista Lucia Koch propõe novas percepções sobre os espaços pequenos e grandes. Na série Fundos (2001), ela fotografa o interior vazio de caixas de embalagens e depois expõe essas imagens ampliadas. Essa alteração na proporção dá a sensação de se tratar de lugares bem maiores, como galerias e galpões vazios.

A artista ressignifica uma caixa pequena, que provavelmente seria jogada fora, criando outros lugares poéticos. A estratégia usada é inverter as dimensões, a embalagem pequena se torna um espaço arquitetônico e o observador, fora da caixa, fica dentro.

Entre caixas de massa, de leite, de bolacha e de sucos, Lucia Koch abre possibilidades diferentes de observar dobras, frestas, luzes, texturas e cortes familiares. Um lugar que faz do dentro, do fundo, uma abertura poética iluminada.

Neste link, https://www.premiopipa.com/pag/artistas/lucia-koch/, você encontra imagens da série Fundos (2001).

Outra artista que já trabalhou com caixas é Lygia Pape.  Ela desenvolveu seu trabalho entre os anos 1950 e 2000, sendo uma pioneira na experimentação dos sentidos e na percepção do corpo na obra de arte. Em O Ovo, de 1967, a artista constrói uma caixa com paredes de plástico branco, da qual ela sai de dentro, rompendo as laterais, como se estivesse nascendo de um ovo.

Neste link, https://lygiapape.com/obras/decada-60/, você encontra imagens de O Ovo, além de outras em que Pape também usa a caixa como parte da obra.

E você, conhece outro objeto que se tornou obra de arte e que começa com a letra “C”?  Compartilhe conosco nas redes sociais usando a hashtag #borafalardearte …

 

 

Clarissa d’Errico é técnica em Comunicação Visual, bacharel e licenciada em Artes Visuais e professora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

 

Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

 

Mara Tavares é mestra em Artes, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.