Catálogo Eletrônico - Mostra CHAMA!

Desenvolvido por estudantes e pelos professores, o Catálogo Eletrônico, é um canal de divulgação, inovação e produção de memória. A publicação tem como objetivo divulgar a produção da Escola de Artes Visuais, valorizar sua história e o acervo da Fundação Clóvis Salgado. O público poderá ter acesso ao Catálogo pelo Site da FCS, a partir do dia 25 de junho de 2021. O documento também será distribuído para Escolas.

No campo da inovação, o material do catálogo foi desenvolvido de forma coletiva, pensando nas possibilidades de um livro virtual, encontrando formas inéditas de narrativas entre imagens e textos. O espaço da memória está representado pelas obras do acervo da FCS, em que foram produzidos pensamentos críticos sobre cada uma delas.

Dividida em duas partes intituladas “Memória e Crítica” e “Experimentação e Reflexão”, a publicação contém ainda imagens de 22 obras produzidas por membros da Escola de Artes Visuais e selecionadas pela sua relação com o tema “Chama, Corpos Arvoredos Plurais”, também em diálogo com as obras do acervo. Além disso, o catálogo destina-se a contar brevemente a história das mostras anteriores realizadas pela Escola.

NÓS minha segunda pele, 2021 – fotoperformance

O Catálogo foi organizado pelos professores Alexandre Ventura, Daniela Parampal, Giovane Diniz e Mara Tavares, junto com os estudantes do Curso Básico de Curadoria: Ana Beatriz Cucaroli, Beatriz Radicchi, Debora Viveiros – Nirvi, Joana Juliane Santos Pinheiro, Lívia Lopes, Marden Ferreira, Marília Roque, Monelise Vilela Pando, Daphne Cunha, Roberta Silvestre, Tiago Borges, Tiago Sampaio e Virgilio de Barros.

Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge, apresentam Mostra CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da Cemig e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.