
Foto: Paulo Lacerda |
|
|
|
|
O Departamento de Música do CEFAR tem como objetivo preparar os alunos técnica e artisticamente para o ingresso em uma escola superior de música ou em um conjunto de nível avançado, seja coro ou orquestra. O curso é de nível básico.
O 1º ano passou a ser preparatório para os cursos de instrumento e canto, tendo como grande novidade o curso de Ritmo e Percussão, oferecido em conjunto para todos os alunos durante dois anos.
Aos 3º e 4º anos básicos a escola oferece atualmente o curso de Arranjo e Improvisação (teoria e prática), abrindo aos alunos a possibilidade de desenvolver a criatividade no campo da música popular e jazz. Os cursos oferecidos são: Canto e Instrumento (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, saxofone, violão, trombone e percussão), além das seguintes matérias teóricas: Percepção Musical, Apreciação Musical, História da Música, Contraponto. Como práticas de conjunto, o CEFAR oferece Canto Coral, Orquestra Jovem, Grupo de Sopros, Big Band Palácio das Artes, Grupo de Percussão e o Grupo de Música Antiga Secconda Prattica.
O curso de Música do CEFAR é considerado um dos melhores do Estado. Vários de seus alunos já têm seu lugar garantido nas fileiras da Orquestra Sinfônica e no Coral Lírico de Minas Gerais e ainda nos vestibulares de música em todo o Estado. Em seu papel de escola preparadora de músicos, o CEFAR mantém vários conjuntos que já atuam em concertos e apresentações: o Coro do CEFAR, o Grupo de Sopros, o Grupo de Percussão, a Big Band Palácio das Artes, a Orquestra Jovem de Minas Gerais, o Grupo de Choro e o Gypsy Jazz.
Breve Histórico
A Escola de Música foi criada em 1972 com o nome de Schola Cantorum. Nesta época, seu ensino era voltado para a música vocal nos moldes de uma universidade de canto. Em 1977, com a criação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a escola passou a oferecer também cursos para a formação de instrumentistas. No ano de 1979, a Schola Cantorum passou a se chamar Escola de Música. Mas somente em 1986 a escola passou a oferecer uma formação acadêmica integrando, juntamente com as áreas de dança e teatro, o Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.