Colagem com formas orgânicas

A colagem é uma técnica de composição, muito utilizada por artistas, que consiste na fixação de materiais em um suporte. Ela pode ser realizada com diversos materiais. Hoje vamos experimentar essa técnica com formas orgânicas e papéis coloridos.

Você sabe o que são formas orgânicas? São formas encontradas na natureza… Pense nos formatos das folhas das árvores, das pedras e até mesmo das nuvens e use-os como inspiração para criar!

 

Materiais necessários:

– Papéis coloridos

– Cola

– Papel ou outro material que possa servir de suporte para a colagem

 

Passo a passo:

1° – Selecione os papéis pensando nas cores e em como irá fazer a distribuição deles no suporte. Utilize os papéis que tiver em casa. Aproveite a oportunidade para improvisar e testar combinações inusitadas.

 

Figura 1: Materiais. Foto: Giovane Diniz.

 

2° – Pense nas formas orgânicas que encontramos no dia a dia e nas cores que elas têm. Preste atenção na organização espacial de sua composição e comece a criar as formas.

 

Figura 2: Criando formas. Foto: Giovane Diniz.

 

3° – Rasgue as folhas com as mãos para criar formas de tamanhos e cores diferentes, já tentando pensar na imagem que formará a partir das combinações. Colagens desse tipo podem lembrar pinturas, pois as formas rasgadas com as mãos ficam semelhantes a pinceladas.

 

Figuras 3 e 4: Recorte de formas. Foto: Giovane Diniz.

 

4° – Faça testes com as formas que você criou, montando composições variadas. Observe qual delas fica mais interessante, quais cores combinam mais entre si e quais formas se adequam mais à proposta.

 

Figura 5. Testes de composição. Foto: Giovane Diniz.

 

5° – Depois de encontrar a melhor composição, cole as formas no suporte. Fotografe sua produção e publique a foto usando @fcs.palaciodasartes e também as nossas hashtags #educativofcs e  #criarte.

 

Figura 6: Composição finalizada. Foto: Giovane Diniz.

 

Curiosidade:

Teresinha Soares é uma artista mineira, natural de Araxá, que desenvolve trabalhos em diversas técnicas, como pintura, instalação, desenho e gravura. Em 2018, a artista realizou a exposição Teresinha Soares, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes. A exposição apresentou um conjunto de 72 obras de cores fortes e vivas, produzidas durante as décadas de 1960 e 1970. Em vários trabalhos da artista, podemos perceber formas orgânicas que compõem figuras e abstrações, muitas vezes apresentando cores vibrantes. Trabalhos inspiradores para a criação e experimentação em artes visuais.

 

Figura 7: Um homem e sua mulher, 1967, serigrafia sobre papel. Divulgação: Teresinha Soares.

 

Referência:

Fundação Clóvis Salgado realiza maior exposição individual já dedicada à mineira Teresinha Soares. Disponível em: ˂http://www.cultura.mg.gov.br/ajuda/story/4813-fundacao-clovis-salgado-realiza-maior-exposicao-individual-ja-dedicada-a-mineira-teresinha-soares˃ Acesso em: 13/07/2020.

 

Sobre os autores:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.