Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Em constante aprimoramento, cumpre o papel de difusora da música erudita na diversidade de sua atuação em óperas, concertos e apresentações na capital e interior do Estado. Além dos Concertos no Parque, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, merece destaque o reconhecido programa Sinfônica Pop, que convida artistas da música popular brasileira para se apresentarem com a OSMG. Sua atual regente titular é Ligia Amadio, antecedida por Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá, Marcelo Ramos e Silvio Viegas.

Conheça os Projetos Institucionais

  • Ligia Amadio | Regente titular da OSMG

    Ligia Amadio é a regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e é uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade. Notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances.  Sua atuação estende-se por América, Europa e Ásia. Dentre os prêmios que recebeu, pode-se destacar: Concurso Internacional de Tóquio (1997), II Concurso Latino-Americano em Santiago do Chile (1998), APCA (2001), Prêmio Carlos Gomes (2012), Ordem de Rio Branco (2018), Prêmio Alumni USP (2022).

     

    Ligia Amadio atuou como regente titular e diretora artística das seguintes orquestras: no Uruguai, da Filarmônica de Montevidéu; na Colômbia, da Filarmônica de Bogotá; na Argentina, da Filarmônica de Mendoza e da Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo; no Brasil, da Orquestra Sinfônica Nacional, da Sinfônica de Campinas e da OSUSP.  Ligia Amadio lidera o Movimento Mulheres Regentes, que realizou 3 Simpósios Internacionais desde 2016, e organiza neste momento sua 4ª. edição, que terá lugar em Buenos Aires.  Sua discografia reúne 11 CDs e 5 DVDs. Completou graduação na POLI-USP e na UNICAMP, mestrado na UNICAMP, e doutorado na UNESP. Sua formação também incluiu os mais importantes cursos internacionais de regência orquestral em: Áustria, Holanda, Hungria, Itália, República Tcheca, Rússia e Venezuela.

  • André Brant | Regente assistente da OSMG

    Natural de Belo Horizonte, André Brant é regente e pianista. Formou-se bacharel em Regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após a conclusão de seus estudos no Brasil mudou-se para a Alemanha, onde formou-se mestre em Regência Orquestral e Correpetição na Hochschule für Musik (Escola Superior de Música) de Dresden. Regeu orquestras na Alemanha, Lituânia, Itália e República Tcheca, além de já ter realizado diversos concertos no Brasil. Fundou em 2015 a Cia Mineira de Ópera, com a qual regeu e dirigiu musicalmente diversas produções. O grupo vem atuando desde então com o objetivo de promover e difundir a ópera em Minas Gerais. Esteve à frente da Orquestra Jovem do Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica) do Palácio das Artes por quatro anos, tendo realizado intenso trabalho de formação e difusão da música orquestral em Belo Horizonte e interior do estado. Foi o regente titular do Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes entre os anos de 2018 e 2019. Ainda no Cefart criou a disciplina Ópera Studio, com a qual dirigia anualmente uma produção de ópera com os alunos. Desde 2020 é o regente assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e atua frequentemente em concertos dos mais variados estilos, transitando entre o repertório erudito e o popular, além de atuar na preparação do corpo artístico para as montagens de óperas da Fundação Clóvis Salgado.