Diário de Receitas

(Cenografia)

Joana Bentes

“Diário de Receitas” é, na superfície, um apanhado de receitas realizadas por mim nesse período da pandemia, num desejo de uma conexão maior com o fazer na cozinha, com o cuidado no preparo dos alimentos e, consequentemente, com a saúde.

A refeição é uma comunhão. O alimento é ingrediente do afeto. Mas o tempo e a motivação são fatores muito definitivos. A comida conecta também. À mesa nos sentamos para compartilhar. Viver o momento da refeição de forma consciente nos faz encontrar plenamente com os nossos sentidos. Audição, olfato, visão e paladar.

Ao contrário de um caderno ou livro de receitas, onde muitas vezes estão elencados os ingredientes e os passo-a-passos, o diário envolve mais uma camada: os sentidos. Tanto pelo contexto do preparo daquele prato, a expectativa/necessidade de se realizar, quanto os sentimentos despertados pela sua degustação, enfim.

Uma receita não necessariamente é a certeza de sucesso da sua execução. Sugiro, então, mais do que quantidades, mililitros, colheres, xícaras; mas sim uma ampliação da vivência na cozinha – de preferência sem a preocupação com o tempo – aberta pela experiência, pelos experimentos e o incentivo maior de sempre experimentar: tanto pela prova, quanto pelos desafios.

A pandemia nos deu uma oportunidade para deixar os automatismos de lado e, principalmente, enxergar o que nos é essencial. Assim está o alimento, como também a arte. Nessa direção, fez sentido também reproduzir em ilustrações as fotografias dos pratos prontos e ressaltar novamente esse caráter manual da feitura das coisas. Outro aspecto que abrange essa “performance” instigada pelo trabalho é a sugestão de trilha sonora para o momento do preparo das receitas. “Diário de Receitas” é, por fim, um convite a viver o momento presente, da melhor forma que conseguirmos, pelos nossos sentidos.

Técnica: Técnica mista.

Clique aqui para acessar a obra!