10 mil atendimentos à população de rua de Belo Horizonte

13/06

Serraria Souza Pinto | Av. Assis Chateaubriand, 889, Centro, Belo Horizonte.

Foto: Isabella Monteiro

A Fundação Clóvis Salgado integra o #ARteSalva, projeto do Governo de Minas, que, em parceria com o projeto Canto da Rua Emergencial, já realizou mais de 10 mil atendimentos à população de rua de Belo Horizonte, com uma média de 350 pessoas por dia. A iniciativa, que teve início no dia 13 junho, tem garantido a dignidade daqueles que estão mais vulneráveis à pandemia de Covid-19. Desde que foi readaptada para ser ponto de referência para pessoas em situação de rua, a Serraria Souza Pinto – espaço administrado pela Fundação Clóvis Salgado, que é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) – tem colhido bons resultados. Foram oferecidos cerca de quatro mil banhos às pessoas, além de cerca de 20 mil lanches entregues e quase 200 animais de estimação atendidos.

Foto: Isabella Monteiro

Ao longo da reformulação, a Serraria Souza Pinto, por meio do Canto da Rua Emergencial, tem disponibilizado outros serviços que vão além de assistência emergencial. Profissionais foram destacados para assistir às questões sociais dos moradores, como documentos, denúncia a respeito de violência e explicações com relação a direitos humanos. Nesse período, foram feitos 900 atendimentos socioassistenciais e 182 consultas e encaminhamentos pelo Ministério Público. Já a Defensoria Pública realizou 126 consultas e encaminhamentos, e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil) atendeu cerca de 240 demandas de certidões e documentos, sendo que, deste total, foram emitidas 74 carteiras de identidade.

Fruto dos projetos #ARteSalva e Canto da Rua Emergencial, esta ação é uma articulação entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Para saber mais, acesse: http://www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/5710-projeto-canto-da-rua-emergencial-em-parceria-com-artesalva-ja-fez-mais-de-10-mil-atendimentos-a-populacao-de-rua-de-belo-horizonte

Informações

Local

Serraria Souza Pinto | Av. Assis Chateaubriand, 889, Centro, Belo Horizonte.

Horário

Todos os dias: das 8h às 14h