20ª Mostra de Cinema Curta Circuito

10/10/20 - 16/10/20

curtacircuito.com.br

Uma das mais antigas mostras de cinema realizadas no Cine Humberto Mauro, o Curta Circuito  migra este ano para o online, como a maioria dos eventos de 2020.  Na edição comemorativa de 20 anos, a mostra, dirigida por Daniela Fernandes, apresenta sete longas-metragens – como sempre, nacionais –  que dialogam com o tema Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro. Os bate-papos, que ocorriam sempre após as sessões físicas, nessa edição foram gravados prévia e virtualmente com a participação dos diretores, críticos e do público, e estão disponíveis no formato webinar (vídeo) pelo youtube, e podcast (áudio) pelo spotify. A programação completa já está no site da mostra. Os filmes serão veiculados diariamente, de 10 a 16 de outubro, e todas as atividades são gratuitas. Este evento possui correalização da Fundação Clóvis Salgado e da Appa – Arte e Cultura e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE.

Sob a curadoria de Andrea e Carlos Ormond, a 20ª Mostra Curta Circuito traz produções que apostam no ocultismo, terror e suspense. “Nossa intenção foi escolher sete (pois sete é um número cabalístico) filmes que ilustrem o rico diálogo que estabelecemos, desde sempre, com o inexplicável e o sobrenatural”, afirmam. Será veiculado um filme por dia, a partir das 19h, que ficará disponível no site durante 24 horas. Todas as produções contam com material extra, como texto crítico – que é apresentado também em formato de audiobook, além da versão para download –  e podcast e webinar , gravados em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, que aprofundam no tema da mostra e nas especificidades de cada longa-metragem. Para quem quiser ainda trocar informações em tempo real, haverá um salão-digital, aberto durante as exibições,  em formato de grupo do Telegram para a interação virtual do público.

 

Entre os filmes selecionados estão clássicos do cinema nacional – como já é de costume da mostra – como Espelho de Carne (1984), de Antonio Carlos da Fontoura, que abre a programação no dia 10 de outubro.  No dia 11 exibiremos Prova de Fogo (1980), de Marco Altberg. No dia 12, é a vez do documentário inédito Fé e fúria (2019), produção belo- horizontina de Marcos Pimentel, que está na sessão acessibilidade trazendo legenda descritiva. No dia 13,  o público terá a oportunidade de rever As Quatro Chaves Mágicas (1971), de Alberto Salvá.  Em 14 de outubro fica disponível Ele, o Boto (1987), de Walter Lima Júnior. No dia 15, apresentaremos Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach. Fechando a programação cinematográfica, no dia 16 será exibido O Princípio do Prazer (1979), de Luiz Carlos Lacerda.

 

Seja na religiosidade de Prova de Fogo e Fé e Fúria, na magia de Ele, o Boto e As Quatro Chaves Mágicas, ou nos mistérios de Espelho de Carne, Filme Demência e O Princípio do Prazer, os títulos da Curta Circuito 2020 pretendem levar ao público uma ampla e rica experiência de cultura. E que nossa crença de que o cinema brasileiro sempre vale a pena se renove, em tempos cada vez mais difíceis.

 

Loja virtual

Marcando as comemorações dos 20 anos, o Curta Circuito inaugura a lojinha virtual com artigos personalizados, feitos em parceria com produtores locais. Dentro do imaginário do Hotel Tupiniquin – que permeia toda a identidade da mostra esse ano e dialoga com a temática da curadoria Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro – a mostra traz pela primeira vez produtos personalizados. Junto com a saboaria Doce Banho foram criados sabonetes, hidratante, esfoliante e escalda-pés. Tem sabonete com aroma de caju, fruto bem brasileiro, e de romã, considerado a fruta da sorte. Já na parte da papelaria, a Libretto entra com a produção de cadernos, porta-copos e planners, tudo com a cara da mostra. Os produtos estão à venda no site da mostra.

 

Programação | Filmes disponíveis a partir das 19h com acesso ilimitado por 24h

 

10 de outubro  (sábado) 

ESPELHO DE CARNE | Antonio Carlos da Fontoura, RJ, 1984, 102’

Webinar e Podcast com o diretor Antonio Carlos da Fontoura e a a curadora Andrea Ormond.

 

11 de outubro (domingo)

PROVA DE FOGO – Marco Altberg, RJ, 1980, 90’
Webinar e Podcast com o diretor Marco Altberg e a curadora Andrea Ormond

 

12 de outubro (segunda-feira)

FÉ E FÚRIA | Marcos Pimentel, BH, 2019, 103’

Webinar e Podcast com o diretor Marcos Pimentel e a curadora Andrea Ormond,

Sessão Acessibilidade – Legenda Descritiva

 

13 de outubro (terça-feira)

AS QUATRO CHAVES MÁGICAS | Alberto Salvá, RJ, 1971, 105’

Webinar e Podcast com a atriz Dita Côrte-Real e a curadora Andrea Ormond

 

14 de outubro (quarta-feira)

ELE, O BOTO | Walter Lima Jr., RJ, 1987, 108’

Webinar e Podcast com o diretor Walter Lima Jr. e a curadora Andrea Ormond

 

15 de outubro (quinta-feira)

FILME DEMÊNCIA | Carlos Reichenbach, SP, 1986, 92’

Webinar e Podcast com o crítico Fernando Oriente e a curadora Andrea Ormond

 

16 de outubro (sexta-feira)

O PRINCÍPIO DO PRAZER | Luiz Carlos Lacerda, RJ, 1979, 90’

Webinar e Podcast com o diretor Luiz Carlos Lacerda e a curadora Andrea Ormond

 

O Curta Circuito

A mostra exibe, desde 2001, filmes nacionais sempre com entrada franca. É dirigida por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond e Carlos Ormond, escritor e crítico de arte. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos. O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.

Informações

Local

curtacircuito.com.br