Academia de Ópera - Inscrições abertas para as Oficinas

01/10/20 - 22/11/20

Site da Fundação Clóvis Salgado

 

A Academia de Ópera, evento que integra a programação da Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado, oferece atividades variadas com o objetivo de fomentar uma grande troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da ópera no Brasil – e destes com todo o público. A proposta é contribuir efetivamente para o aperfeiçoamento de profissionais do teatro lírico e promover o compartilhamento de informações do mais alto nível entre a comunidade do gênero – artistas, profissionais e público. Para encerramento tanto da Academia de Ópera quanto da Temporada de Ópera on-line, a FCS, em parceria com o Festival Artes Vertentes, transmitirá um recital com a solista Eliane Coelho e o pianista Luiz Gustavo Carvalho.

Composta por diversas ações, a programação oferta um curso de aperfeiçoamento para cantores líricos pré-selecionados e Oficinas técnicas direcionadas a vários profissionais do setor. O evento também oferece atrações abertas para todo o público. São elas: mesas comemorativas dos 50 anos do Palácio das Artes, palestras sobre História da Ópera e a série “Bem-vindo à Ópera”, com curiosidades e informações sobre o gênero, além de conversas com grandes personagens da cena lírica brasileira. As inscrições paras as atividades serão disponibilizadas neste site.

A Academia de Ópera, cuja produção tem correalização com a Appa – Arte e Cultura, possui curadoria de Gabriel Rhein-Schirato, co-fundador do Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, e que, entre 2011 e 2014, atuou como Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Como assistente de curadoria, André Brant, atual Maestro Assistente da OSMG e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, escola que faz parte do complexo cultural Palácio das Artes. A seleção dos participantes do curso será feita por Rhein-Schirato e Brant, por meio da análise de curriculum e material em vídeo enviado pelos inscritos.

Esse evento é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS, FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e INSTITUTO UNIMED. E tem a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora. Conta ainda com a CEMIG e UNIMED (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), como patrocinadores Master do projeto e VIVO, USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

Inscrições das Oficinas

 

Outro destaque da programação são as Oficinas destinadas aos profissionais do setor com idade a partir de 18 anos. Cada Oficina tem uma data limite de inscrição, que varia entre o dia 18 de outubro a 15 de novembro. Os temas das atividades são: Técnicas de regência e o legado de Eleazar de Carvalho, A Luz muito além da visão, Pesquisa e criação de figurinos para o teatro de ópera, O Poder da maquiagem e os novos tempos, Des-encenando a ópera, além de A cenografia como interpretação do espaço. Nomes relevantes, como Roberto Tibiriçá, Fábio Retti, Marcelo Marques, Anderson Bueno, André Heller-Lopes e Nicolás Boni, ficam a cargo de ministrarem os cursos.

Para acessar o formulário de inscrição das Oficinas, é só clicar na imagem abaixo. E, para saber todas as informações sobre a ação, vá até a programação localizada na parte final desta publicação.

 

 

Programação completa | Academia da Ópera

19 de outubro a 22 de novembro de 2020

 

Curso para Cantores Líricos (12 vagas para alunos-práticos e 20 vagas para alunos-ouvintes)

 

Módulo 1 – Técnica vocal, emissão e interpretação

Masterclasses onde cada cantor será trabalhado em seu repertório enquanto os demais assistem. Serão abordadas questões como: respiração, emissão, nuances da voz e técnicas do canto lírico aplicadas ao repertório.

Instrutora: Eliane Coelho

Carga horária – 18h

Data: 19/10, 21/10, 26/10, 28/10, 4/11 e 9/11 (segundas e quartas-feiras)

Hora: 10h às 13h

 

Módulo 2 – As palavras, o legato e seus obstáculos

 Trabalho de dicção dos principais idiomas da ópera (italiano, francês, alemão) abordando a pronúncia e articulação do texto em função da qualidade do canto e da relação do cantor com seu próprio corpo. Apoio a cada cantor em seu próprio repertório servindo como exemplo para todo o grupo.

Instrutor: Fábio Bezzuti

Carga horária – 8h

Data: 19/10, 26/10, 9/11, 16/11 (segundas-feiras)

Hora: 15h às 17h

 

Módulo 3 – Articulação do italiano cantado

 Aulas sobre a língua italiana. Suas dificuldades, particularidades e necessidades para o canto. Regras gerais de fonética do idioma e apoio a eventuais dificuldades específicas de cada um dos cantores.

Instrutor: Rafael Andrade

Carga horária – 4h

Data: 24/10 e 7/11 (sábados)

Hora: 10h às 12h

 

Módulo 4 – A Construção da performance cênica no espetáculo de ópera

Através de análises e exercícios de criação em torno de árias e recitativos de ópera, esse módulo tem como objetivo levar os alunos a desenvolver uma autonomia no processo de construção da performance cênica, assim como um olhar reflexivo sobre as várias dimensões que envolvem a prática do artista do espetáculo lírico músico-teatral, especialmente as relações entre texto e música.

Instrutora: Livia Sabag

Carga horária – 12h

Data: 28/10, 30/10, 4/11/ 6/11, 11/11, 13/11, 18/11, 20/11 (quartas e sextas-feiras)

Hora: 17h às 18h30

 

Módulo 5 – Correpetição

 Momento de atendimento particular do pianista a cada cantor. Tendo recebido o áudio com o acompanhamento do piano previamente gravado pelo próprio Marcio Gomes, é o momento em que o correpetidor repassa e reforça os conceitos trabalhados com o cantor em todos os módulos do curso.

Instrutor: Márcio Gomes

Carga horária – 2h (com cada aluno)

Data: 26/10 a 22/11

Hora: 30 minutos para cada cantor por semana. Horário a combinar diretamente com o instrutor.

 

Módulo 6 – Interpretação musical da ópera segundo o ponto de vista do maestro

Conselhos musicais aos cantores do ponto de vista de quem rege o espetáculo de ópera. Necessidades musicais, sonoras e interpretativas dos cantores para bom rendimento no palco.

Instrutor: Gabriel Rhein-Schirato

Carga horária – 12h

Data: 20/10, 22/10, 27/10/ 29/10, 3/11, 5/11, 10/11, 12/11 (terças e quintas-feiras)

Hora: 16h às 17h30

 

Oficinas (para profissionais do setor a partir de 18 anos)

 

Técnicas de regência e o legado de Eleazar de Carvalho

Conselhos e técnicas de regência do Maestro Roberto Tibiriçá aos jovens regentes. Depoimentos pessoais do maestro sobre sua estreita convivência com o grande mestre Eleazar de Carvalho.

Inscrições até 20/10

Profissional: Roberto Tibiriçá

Carga horária: 8h

Data: 22/10, 29/10, 5/11, 12/11 (quintas-feiras)

Hora: 14h às 16h

 

A Luz muito além da visão

Conversaremos sobre como a luz tem o poder de manipular as sensações e os sentimentos das pessoas e como ela deixou de ter apenas a função de clarear e se tornou uma expressão artística.

Inscrições até 25/10

Profissional: Fábio Retti

Carga horária: 4h

Data: 27/10 e 30/10 (terça e sexta-feira)

Hora: 10h às 12h

 

Pesquisa e criação de figurinos para o teatro de ópera

Introdução ao trabalho de pesquisa – tanto histórica, quanto do libreto, quanto da música –  necessária ao figurinista para o palco de ópera. Épocas, estilos e cores: conselhos básicos de funcionalidade e beleza dos figurinos.

Inscrições até 18/10

Profissional: Marcelo Marques

Carga horária: 4h

Data: 20/10 e 23/10 (terça e sexta-feira)

Hora: 10h às 12h

 

O Poder da maquiagem e os novos tempos

O trabalho do maquiador no mundo pós-pandemia: cuidados com higiene e aproveitamento de materiais sem desperdícios. Conceitos básicos do trabalho do visagismo para o palco de ópera.

Inscrições até 01/11

Profissional: Anderson Bueno

Carga horária: 4h

Data: 3/11 e 6/11 (terça e sexta-feira)

Hora: 10h às 12h

 

Des-encenando a ópera

 Os conceitos de clássico e de modernidade na encenação da ópera. Uma discussão sobre as grandes tendências no mundo da ópera de hoje e os conselhos embasados em sua própria carreira e experiência como diretor.

Inscrições até 08/11

Profissional: André Heller-Lopes

Carga horária: 4h

Data: 10/11 e 13/11 (terça e sexta-feira)

Hora: 10h às 12h

 

A cenografia como interpretação do espaço

Uma discussão sobre as particularidades de cenografia para o gênero lírico. Considerações técnicas de realização cenográfica segundo suas experiências pessoais. Um panorama das novas tecnologias a serviço do espetáculo teatral.

Inscrições até 15/11

Profissional: Nicolás Boni

Carga horária: 4h

Data: 17/11 e 18/11 (terça e quarta-feira)

Hora: 10h às 12h

 

Para ter acesso ao formulário de inscrição das Oficinas, acesse. 

 

 

Mesas Comemorativas 50 anos da Fundação Clóvis Salgado (abertas ao público, não há limite de participantes)

 

Mesa: Maestro Luiz Aguiar e Raul Belém

Mediação: Gabriel Rhein-Schirato

Convidados: Marcelo Ramos, Márcio Ângello e Eliane Parreiras

A mesa debate: A celebração da memória de dois artistas fundamentais para o desenvolvimento da ópera em Minas Gerais nos últimos 50 anos; Luiz Aguiar, maestro, pesquisador e professor e Raul Belém Machado, arquiteto, cenógrafo, figurinista e Coordenador Artístico do Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado.

Data: 7/11 (sábado)

Hora: 18h

 

Mesa: Prata da Casa Vale Ouro

Mediação: Gabriel Rhein-Schirato

Convidados: Vânia Soares e Celme Valeiras (Coral Lírico de Minas Gerais), Miriam Viana e Flávio Tadeu (Orquestra Sinfônica de Minas Gerais)

A mesa debate: A importância de cada profissional que dedicou – ou ainda dedica – tantos anos de sua carreira ao Palácio das Artes. A importância de quem está sob os holofotes e de quem trabalha diuturnamente nos bastidores pelos espetáculos da casa. Uma conversa sobre fatos memoráveis.

Data: 21/11 (sábado)

Hora: 18h

 

Palestras 

 

Óperas Italianas – Palestrante Silvio Viegas

Uma palestra do Maestro Silvio Viegas, Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sobre a ópera italiana. Suas principais características e títulos – além de comentários sobre espetáculos já realizados pela Fundação Clóvis Salgado no palco do Palácio das Artes ao longo de sua história.
Data: 24/10 (sábado)
Hora: 18h

 

Óperas Alemãs – Palestrante André Brant

Uma palestra do Maestro André Brant, Regente Assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sobre óperas alemãs. Suas principais características e títulos – além de comentários sobre espetáculos já realizados pela Fundação Clóvis Salgado no palco do Palácio das Artes ao longo de sua história.
Data: 31/10 (sábado)
Hora: 18h

 

Óperas Francesas – Palestrante Gabriel Rhein-Schirato

Uma palestra do Maestro Gabriel Rhein-Schirato, curador da Academia de Ópera da Temporada 2020 da Fundação Clóvis Salgado, sobre óperas francesas. Suas principais características e títulos – além de comentários sobre espetáculos já realizados pela Fundação Clóvis Salgado no palco do Palácio das Artes ao longo de sua história.
Data: 14/11 (sábado)
Hora: 18h

 

Série “Bem-vindo à Ópera”

A série de vídeos “Bem-vindo à Ópera” visa trazer para o público iniciante informações sobre a ópera e os vários elementos que a compõem. Serão 5 vídeos de aproximadamente 15 minutos cada que, de uma forma clara e simples, buscarão responder perguntas, tais como: “assistirei a música instrumental ou cantada?”, “quanto tempo ficarei no teatro?”, “que tipo de cantor irei escutar?”, “é preciso ir de smoking?”, dentre outras reflexões, discutindo os pré-conceitos e contando informações curiosas sobre esse tipo de espetáculo. Essa série será finalizada com uma palestra interativa.

 

Lançamento dos vídeos:

 

23/10 – “Ópera, afinal o que é?” Neste vídeo pretende-se explicar o que é ópera, as diferenças entre ópera e concerto, entre ópera e musical. Abordará alguns pré-conceitos existentes.

30/10 – “Quem são os personagens?” O vídeo irá apresentar os profissionais envolvidos nas montagens de ópera e suas funções.

06/11 – “Como preparar uma ópera?” O vídeo abordará os processos de preparação e ensaio de uma ópera.

13/11 – “Quais são os tipos de ópera” irá comentar sobre os diferentes gêneros operísticos.

20/11 – “A ópera nos anos atuais” buscará comentar sobre a produção atual, focando nos principais teatros do Brasil e do mundo e apresentar os profissionais que se destacam.

21/11 –  Palestra Bem-vindo à ópera – André Brant, atual Maestro Assistente da OSMG e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart/FCS conversa com os participantes na conclusão da série.

 

Recital com Eliane Coelho e o pianista Luiz Gustavo Carvalho

Este recital marcará o encerramento da Temporada de Ópera da Fundação Clóvis Salgado em parceria com a abertura da 9ª edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes (www.artesvertentes.com). O recital será transmitido ao vivo do palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes e o programa do concerto será composto por obras de Hugo Wolf e Richard Strauss.

Data: 22/11 (domingo)

Horário: 19h

Informações

Local

Site da Fundação Clóvis Salgado