Ações afirmativas: Negritude em Cena | Cefart

31/10/19 - 23/11/19

Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Foto: Netun Lima

Com o objetivo de promover reflexões e proporcionar um espaço de visibilidade a respeito da experiência e produção de artistas negros, a Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, a ação afirmativa Negritude em Cena, um ciclo de formação gratuito com cursos, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas sobre a temática africana e afro-brasileira durante os meses de outubro e novembro. Esse evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

Segundo Lucas Amorim, gerente de ensino do Cefart, a iniciativa partiu de uma demanda dos próprios alunos para que as ações já desenvolvidas dentro da grade curricular chegassem, também, ao público externo. “Buscamos trazer a população para o debate a respeito do artista negro, sua inserção no mercado de trabalho e o preconceito no mundo das artes, ainda presente no século XXI”, explica o gerente, lembrando que os processos de criação que envolvem a cultura africana e afro-brasileira também integram a programação.

Ainda segundo Lucas, esse é um momento muito importante para o Cefart, já que nos estudos da arte o currículo ainda é muito pautado na tradição clássica europeia. “As Ações Afirmativas buscam justamente desconstruir, dentro do possível, as relações históricas de opressão das culturas africanas e afro-brasileiras pela cultura dominante”, avalia Lucas. “Enquanto centro de formação contemporânea devemos abarcar toda a multiplicidade da nossa cultura brasileira, então é fundamental abrirmos esse espaço de visibilidade”.

Foto: Netun Lima

Buscando atrelar a formação artística ao ciclo de debates, durante as rodas de conversa no Café do Palácio das Artes, serão abordadas questões como a rentabilidade de produções artísticas de afrodescendentes, narrativas do povo negro e produção artística, desafios do teatro negro brasileiro e performances e o combate ao racismo. A mediação será realizada por professores do Cefart.

 

Rodas de Conversa

31/10: A escrita Negra
Palestrantes: Rogério Coelho e Leo Gonçalves Mediador: Alexandre Ventura

07/11: Narrativas do povo negro e a produção artística
Palestrantes: Marcos Alexandre, Flavia Soares e Mestre João
Mediador: Geraldo Octaviano

14/11: Tradições vivas: entre cantos, contos e brincadeiras dos povos negros
Palestrantes: Mestre Faria, Letícia Afonso, Soraya Martins Mediadora: Flaviane Lopes

 

As inscrições para os cursos complementares gratuitos Contos e Encontros, com os educadores e contadores de histórias Anair Patrícia e Anderson Ferreira, e Danças Afrobrasileiras, ministrado pela diretora, coreógrafa e criadora do Prêmio Zumbi de Cultura Júnia Bertolino, podem ser realizadas por meio do Sympla (link disponível no serviço), e os resultados das atividades serão apresentados na festa de encerramento do dia 23 de novembro.

Para promover reflexões sobre as mudanças necessárias na construção de uma política educacional inclusiva que promova a equidade social, Iara Pires VianaKarla Cristina Cerqueira e Rogéria Cristina Alves realizarão a aula-show Diálogos Necessários: Educação das Relações Étnico-Raciais no dia 21 de novembro, na Sala Juvenal Dias. Serão abordados temas como os estereótipos sobre a população negra, as raízes históricas do racismo e as formas de se descolonizar práticas educativas. Encerrando a programação, diversas apresentações artísticas ocuparão os Jardins Internos do Palácio das Artes, em uma grande festa de valorização do pluralismo cultural do Brasil, com enfoque na contribuição do povo negro.

 

Rodas de Conversa

Data: 31/10; 7, 14 e 21/11

Horário: 19h às 20h30

Local: Café do Palácio das Artes

 

Curso Complementar “Danças Afrobrasileiras”

Data: 19 e 26/10, 9, 16 e 23/11

Horário: 14h às 18h

Local: Studio B – Cefart

Acesse o link de inscrição.

 

Curso Complementar “Contos e Encantos”

Data: 19 e 26/10, 9, 16 e 23/11

Horário: 14h às 18h

Local: Sala do Teatro – Cefart

Acesse o link de inscrição.

 

Aula-show
Diálogos Necessários: Educação das Relações Étnico-Raciais

Data: 21/11

Horário: 19h às 20h30

Local: Sala Juvenal Dias

Acesse o link de inscrição.

 

Encerramento

Data: 23/11

Horário: 17h

Local: Jardins Internos, Café do Palácio e entornos

 

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

 

Informações

Local

Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Informações para o público

31 3236-7400