Ao completar 50 anos, FCS tem nova identidade visual

10/06

Fundação Clóvis Salgado 50 anos | (1970-2020)

Ao completar 50 anos em 2020, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) tem renovada sua imagem institucional a partir da utilização de nova identidade visual. Essa mudança foi necessária para garantir o entendimento da diversificada programação dos espaços culturais da Fundação Clóvis Salgado, dirigida a diferentes segmentos de público, para celebrar os 50 anos da FCS e também para renovar e atualizar sua marca. Em linguagem técnica, trata-se da criação de um Sistema de Identidade Visual da Fundação Clóvis Salgado.

Dando continuidade à parceria com a FCS, a Greco Design foi a responsável pela criação da nova identidade, que dialoga com a fachada do prédio do Palácio das Artes. “A nova marca da Fundação Clóvis Salgado se inspira na icônica fachada do Palácio das Artes. A angulação das aletas é transportada para a marca em sua composição tipográfica. Suas formas servem de suporte para a identidade em padrões gráficos, que recorrem ao espelhamento, à repetição e à escala”, destaca Gustavo Greco, fundador e diretor de criação da Greco Design.

 

Entre as principais demandas da FCS para a criação da nova identidade visual, estava a preocupação de ser uma marca de fácil leitura e aplicação (já que convive com muitas marcas), preceitos importantes da comunicação pública democrática. Também foi importante dialogar com a finalidade e missão da FCS na cultura, transitando pela diversidade artística em que atua e, por fim, que a marca reunisse a tradição e a contemporaneidade, além de reforçar o afeto que o público tem pela Instituição e seus espaços.

A nova marca possui também uma versão com o número “50” compondo as assinaturas da Fundação Clóvis Salgado e do Palácio das Artes, que serão usadas em 2020, para comemorar o aniversário da FCS, e em 2021, quando o Palácio das Artes completa o seu cinquentenário.

 

Acessórios e cores: A identidade da Fundação Clóvis Salgado é complementada, ainda, por acessórios e cores. O elemento visual das aletas se apresenta com sua forma preenchida, repetida, espelhada, redimensionada e rotacionada, gerando padrões e composições mais elaboradas.

As assinaturas dos espaços culturais que integram a FCS – Palácio das Artes, Serraria Souza Pinto e CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – são compostas pela marca da Fundação Clóvis Salgado + o nome do espaço. Também os Corpos Artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – ganharam assinaturas, com a marca da Fundação Clóvis Salgado + o nome do grupo na cor associada ao mesmo. Foi pensada, ainda, a relação da marca com os diferentes segmentos artísticos presentes na Fundação Clóvis Salgado como Ópera, Música, Dança, Cinema, Artes Visuais e Formação, entre outros.

O Sistema de Identidade Visual (S.I.V.) nada mais é do que a forma como se configura objetivamente a identidade da Fundação Clóvis Salgado. Trata-se de uma ferramenta essencial para estabelecer comunicação direta com os frequentadores da FCS e, também, transmitir maior interatividade e integração da Instituição com a sociedade.

Informações

Local

Fundação Clóvis Salgado 50 anos | (1970-2020)