Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta performance "Casa Vertigem" em novo formato

21/02/21

Exibição por meio do YouTube da Fundação Clóvis Salgado | YouTube.com/palaciodasartesmg

Cena do Casa Vertigem | Foto: Kleber Bassa.

Apresentada ao vivo pela primeira vez em dezembro de 2020, a performance Casa Vertigem, da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA), que tem como proposta expor a relação humana com o tempo e as diferentes formas de percebê-lo e atravessá-lo, ganha novo formato, em vídeo editado, que será exibido no próximo domingo (21/02), às 16h, pelo canal de Youtube da FCS. A classificação é livre e a direção é de Christiano Castro, Jorge Ferreira e Lucas Resende, bailarinos da CDPA.

A performance envolve nove bailarinas com o propósito de observar um único objeto em comum em suas casas: a cadeira. Por meio desse olhar é que se estabelece uma relação de diálogo que culmina em sentimentos e ações, proporcionando alterações no espaço no qual cada bailarina está.

 

Novo formato, novas possibilidades

Cena do Casa Vertigem | Foto: Kleber Bassa.

Segundo Jorge Ferreira, a decisão de gravar a performance se deu pela necessidade de explorar outras possibilidades do projeto, através das lentes da câmera. Com a utilização desse recurso, tornou-se possível observar novas distâncias, descobrir camadas e movimentos que se aproximam e se afastam do objeto observado, tudo isso para proporcionar ao público uma imersão maior no universo de cada bailarina. “Nós podemos, agora, revelar coisas que o zoom – aplicativo de software de videoconferência – não revelava. Podemos também atingir um espaço não físico além, ou seja, uma expansão do que já fizemos”, conta o diretor.

A direção e edição do vídeo ficou por conta do videomaker Kleber Bassa que, além do olhar técnico e sensível para operar uma câmera, também tem experiência com o teatro. Para Jorge, a conciliação das duas experiências de Bassa foi fundamental para o refinamento da proposta do vídeo, cujas cenas foram gravadas nas casas das bailarinas, aproveitando ao máximo os recursos e possibilidades dos espaços.

 

A narrativa de Casa Vertigem

A partir de observações feitas sobre o vídeo “indanutapronto”, apresentação autoral da Cia de Dança Palácio das Artes realizada em novembro do ano passado e que marcou o início do processo de criação da Casa Vertigem, os três diretores concluíram que a cadeira, o olhar e o espaço-tempo, eram temáticas recorrentes no trabalho anterior e, assim, decidiram apresentá-las novamente de forma mais aprofundada na performance que será exibida no próximo domingo. “Começamos a perceber que nós três estávamos trabalhando, de alguma forma, a questão temporal. E concordamos em amplificar essa temática”, conta Lucas Resende.

Sugerido por uma das bailarinas, o título da performance foi escolhido porque não só se relaciona com os três elementos que compõem a apresentação, mas também revela que a casa adquiriu outro sentido em meio à prática do isolamento social. “Esse nome sintetizou muito bem o momento turbulento que estamos vivendo. A permanência no espaço Casa tem um sentido de aconchego, mas também de vertigem, pelo fato de ficarmos dentro dele por um longo período”, explica Christiano Castro.

Durante o processo de criação da performance, o elenco masculino da Cia. de Dança Palácio das Artes se dividiu em núcleos de criação. Fernando Cordeiro e Ivan Sodré fazem a assistência de direção do projeto. Já Léo Garcia, Pablo Garcia, Paulo Weslley e Renato Augusto são responsáveis pela produção.

A performance CASA VERTIGEM, da Cia de Dança Palácio das Artes, é realizada pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

 

CIA DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES – Corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado – é reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil e é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro, em 1971, com a incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros. A Companhia tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.

Informações

Local

Exibição por meio do YouTube da Fundação Clóvis Salgado | YouTube.com/palaciodasartesmg

Horário

16h