Catálogo da mostra Chaplin - Retrospectiva

31/12/20

Site da Fundação Clóvis Salgado

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, disponibiliza a versão online do catálogo da mostra Chaplin – Retrospectiva, como atividade de complemento da mostra Grandes Mestres da Comédia, que aconteceu entre os dias 7 a 21 de maio de 2020. O catálogo, fruto da mostra realizada em 2012, que apresentou uma retrospectiva integral do cineasta, tem tiragem impressa esgotada e conta com diversos textos e ensaios inéditos e clássicos. Aqui, o público tem acesso ao catálogo, disponibilizado pela primeira vez em formato digital. Organizado por Mateus Araújo e Rafael Ciccarini, a publicação contou com a produção editorial de Ursula Rosele e Alexandra Duarte, e design gráfico de Ana C. Bahia. O atual gerente de cinema da FCS, Bruno Hilário, também participou da mostra em 2012.

A bibliografia mundial sobre Chaplin ultrapassa as suscitadas por qualquer outro cineasta, e não cessa de crescer a cada ano. Desde muito cedo, sua obra gerou uma legião de admiradores e de estudos dos mais eminentes críticos e historiadores do cinema. Mesmo no Brasil, a fortuna crítica de Chaplin é abundante, remontando aos anos 1920 e compreendendo textos de eminentes intelectuais, escritores e críticos: Mário de Andrade, Otávio de Faria, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Aníbal Machado, Carlos Heitor Cony, Moniz Viana, Alex Viany, Paulo Emilio Salles Gomes, Walter da Silveira, Glauber Rocha, entre outros.

Para acessar o catálogo da mostra Chaplin – Retrospectiva, clique na imagem abaixo.

Mostra Grandes Mestres da Comédia

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, realizou a mostra on-line Grandes Mestres da Comédia, que contou com 11 filmes dos atores e diretores norte-americanos Charles Chaplin (1889 – 1977), Buster Keaton (1895 – 1966) e Harold Lloyd (1893 – 1971). O programa integrou o projeto Palácio em Sua Companhia, e teve o objetivo de continuar garantindo ao público o repertório do Cine Humberto Mauro durante o período de isolamento social, de forma acessível e segura. Como atividade complementar à mostra, foi disponibilizado em formato digital esse catálogo da mostra Chaplin – Retrospectiva, realizada em 2012. As tradicionais sessões tiveram a sua versão on-line disponibilizadas no YouTube e Vimeo da Fundação Clóvis Salgado. Esse evento tem a correalização da Appa Arte e Cultura.

Site da Fundação Clóvis Salgado

Livre