Cineclube Francófono | Conto de Verão

25/05/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

No dia 25 de maio, sábado, às 16h, o Cine Humberto Mauro exibe uma nova edição da mostra permanente Cineclube Francófono, com correalização da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa, Embaixada da França no Brasil e Institut Français. Nessa edição, o público confere o longa Conto de Verão, de Éric Rohmer, às 16h, em sessão comentada por Victor Guimarães.

A entrada é gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão.

 

25/05 SAB

16h CINECLUBE FRANCÓFONO | Conto de Verão, de Éric Rohmer (Conte d’été, FRA, 1996) | DCP |10 anos | 113’|

Gaspard é um jovem que acaba de chegar à uma cidade portuária no mar da Bretânia, e fica por duas semanas sem fazer nada, esperando a chegada de sua namorada Lena. No meio tempo ele conhece uma garota local, Margot, e logo se tornam amigos, mas os sentimentos confusos dele evitam que se tornem amantes. Gaspard, sentindo-se abandonado pela namorada que não dá notícias, resolve a situação arranjando outra garota, com quem planeja viajar. O quadrangular amoroso se fecha quando Lena aparece de sobreaviso, um dia antes da viagem dos dois.

Sessão comentada por Victor Guimarães

 

 

Victor Guimarães é crítico, curador e professor. Escreve para a revista Cinética desde 2012 e para o site Horizonte da Cena desde 2015. Colaborou com revistas como Senses of Cinema (Austrália), Desistfilm (Peru), El Agente Cine (Chile), Lumière (Espanha) e La Furia Umana (Itália), além de diversos livros, catálogos de festivais e mostras retrospectivas. Foi professor no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte), na Universidade Positivo (Curitiba) e na Vila das Artes (Fortaleza). Foi um dos coordenadores do FestCurtasBH (2014), integrante das comissões de seleção do forumdoc.bh (2012 a 2015) e programador de mostras como Sabotadores da Indústria (Sesc Palladium, 2014), Anacronias (Semana – Festival de Cinema/RJ, 2017) e L.A. Rebellion (Janela Internacional de Cinema do Recife, 2017). Há vários anos tem direcionado suas pesquisas para a história e a estética do cinema latino-americano, tendo realizado curadorias como a mostra retrospectiva Argentina Rebelde (Caixa Cultural/RJ, 2015) e as sessões especiais de cinema latino-americano que integraram a mostra Cinemas de Lutas, curada em parceria com Nicole Brenez e Amaranta César para o festival CachoeiraDoc em 2017. Doutorando em Comunicação Social pela UFMG, com passagem pela Université Sorbonne-Nouvelle (Paris 3), atualmente desenvolve uma tese sobre as figuras do povo no cinema latino-americano dos anos 1960 e 1970.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

16h

Duração

2h30min

Classificação

10 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400