Cineclube Pretança | Sessão Especial

04/03/20

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

O Cine Humberto Mauro em conjunto com o Projeto Pretança – Afrobrasilidades e Direitos Humanos do Instituto de Comunicação e Artes UNA apresentam uma Sessão Especial do Cineclube Pretança no dia 04 de março, quarta-feira, às 10h20. O filme exibido será As Nove Musas, dirigido por John Akomfrah. A sessão será comentada pelo professor e pesquisador Rodrigo Sombra com mediação de Tatiana Carvalho Costa.

 

04/03 QUA

10h20 CINECLUBE PRETANÇA | As Nove Musas, de John Akomfrah (The Nine Muses, Gana, UK, 2011) | Livre | 94’ |

 

A imigração de caribenhos, africanos e asiáticos à Inglaterra do pós-guerra é analisada a partir de uma comparação com o ponto de partida de “A Odisseia”, de Homero. Estruturado alegoricamente e dividido em nove capítulos, o filme articula uma montagem de materiais de arquivo e trechos de obras de autores como Dante, Emily Dickinson, Samuel Beckett, Nietzsche e James Joyce, compondo uma elegia polifônica à busca de autoconhecimento e identidade que atravessa a experiência migratória.

Sessão comentada pelo professor e pesquisador Rodrigo Sombra e mediação de Tatiana Carvalho Costa (Pretança/UNA)

 

JOHN AKOMFRAH

Figura paradigmática da arte britânica, Akomfrah é um dos mais renomados artistas a explorar os deslocamentos da diáspora africana a partir da imagem. Sua obra é reconhecida por compor uma vertiginosa rede de conexões, percurso que cobre desde as raízes do colonialismo, em trabalhos como Tropykos (2015), a filmes de ficção científica de inspiração afrofuturista, como O último anjo da história (1995). Nascido em Gana em 1957, Akomfrah emigraria para a Inglaterra ainda na infância. Na década de 1980, fundaria o seminal coletivo de artistas Black Audio Film Collective. Composto por imigrantes e filhos de imigrantes, o coletivo redefiniria a relação entre estética e política na paisagem cultural britânica a partir de uma perspectiva negra. Para Akomfrah, fazê-lo era uma tarefa premente. Em um Reino Unido fortemente marcado pelo racismo, onde a presença negra era frequentemente silenciada nos espaços artísticos e teimava em ser capturada pela mídia hegemônica sob o signo da criminalidade, urgia, nas palavras do realizador, fundar um “novo acordo entre a imagem e a história”. [trecho do texto de apresentação da mostra O Cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora, realizada em 2017 e 2018 nas unidades do CCBB de São Paulo, Rio e Brasília, disponível em http://mostraakomfrah.com.br/]

 

RODRIGO SOMBRA

Professor do curso de audiovisual da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), foi curador da mostra sobre Akomfrah no CCBB. Em seu doutorado (UFRJ), ele pesquisou particularmente a obra do autor e a tese “O Cinema de John Akomfrah: passagens entre a diáspora e o arquivo”, foi defendida em 2019.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

10h20

Classificação

Livre

Informações para o público

31 3236-7400