Concertos Comentados | Pedro e o Lobo

12/03/19 - 14/03/19

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

A Fundação Clóvis Salgado apresenta a série Concertos Comentados nos dias 12, 13 e 14 de março, às 9h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Com regência de Sérgio Gomes, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpreta a obra Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev, com narração de Marta Guerra.

A série conta, ainda, com participação especial do Coral Lírico de Minas Gerais, interpretando o moteto Ave Verum Corpus, de Mozart.

As Escolas e Instituições interessadas em assistir aos concertos deverão preencher o formulário disponibilizado no link abaixo e seguir as orientações sobre agendamento e retirada de ingressos:

 

Formulário de INSCRIÇÃO

 

Pedro e o Lobo

Prokofiev foi um dos mais celebrados compositores russos do século XX. Conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta,  as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, além da composição Pedro e o Lobo.

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Em O Pedro e o Lobo é utilizada uma Orquestra Sinfônica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe e possui um tema musical.

O Lobo: três Trompas

O Avô: Fagote

O Pato: Oboé

O Gato: Clarineta

O Passarinho: Flauta Transversal

O Pedro: As Cordas da Orquestra

Os Caçadores: o tema é introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos, Pratos e pelo Bumbo.

 

Ave Verum Corpus

Wolfgang Amadeus Mozart compôs o moteto “Ave Verum Corpus” em 1791 para Anton Stoll, que era seu amigo e de Haydn. Ao mesmo tempo escrevia sua ópera A Flauta Mágica. Stoll foi o diretor musical da paróquia de St. Stephan, Baden . A obra foi composta para celebrar a festa de Corpus Christi . É uma música para coro, instrumentos de cordas e órgão.

 

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

 

Fotos: Paulo Lacerda 

Informações

Local

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

9h30

Duração

1h

Classificação

5 ANOS