Coral Lírico de Minas Gerais interpreta SURE ON THIS SHINING NIGHT

25/06/21

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado

A Fundação Clóvis Salgado, por meio de integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais, homenageia a simplicidade e o lirismo do compositor norte-americano Morten Johannes Lauridsen com uma gravação inédita da obra Sure On This Shining Night, canção inspirada por um poema do escritor James Agee. O vídeo será lançado no dia 25 de junho de 2021 (sexta-feira), às 10h, pelas páginas da Fundação Clóvis Salgado no Instagram e no Facebook.

Responsável pela Direção Musical da produção, o Maestro Assistente do CLMG Augusto Pimenta destaca o estilo musical de Lauridsen como capaz de transmitir serenidade e espiritualidade. Na obra Sure On This Shining Night, o compositor cria suaves texturas, desenvolvendo harmonias e melodias tocantes, assim como contrapontos criativos. Para a produção, os cantores do Coral Lírico de Minas Gerais gravaram separadamente, cada um em sua residência.

Beleza serena – “A peça contemporânea Sure On This Shining Nigth é suave e bela, possuindo uma sonoridade que flerta com o impressionismo francês. É uma melodia muito bonita”, desataca Augusto Pimenta. A graciosidade e leveza da obra é também um desafio no momento da interpretação: “por se tratar de uma peça com muita suavidade, há uma exigência pelo cuidado e simplicidade no canto dos coralistas, que deve ser sem muitos vibratos, com uma voz menos dramática”, explica Pimenta.

Ainda segundo o Maestro, a harmonia de Sure On This Shining Night possui uma beleza que foge da obviedade. “Como as vozes se encaixam, a harmonia se torna mais sofisticada, com um colorido bem diferente”, destaca. Para além da beleza da obra, Pimenta atribui destaque à importância para o Corpo Artístico de interpretar obras de compositores contemporâneos. “Além dos clássicos, lançamos o olhar para peças mais atuais – especialmente para aquelas que são prazerosas de cantar”, conclui o Maestro.

Nas palavras do próprio compositor da obra, Morten Lauridsen, Sure On This Shining Night tem um conteúdo panteístico que reflete um sentimento de comunhão com a natureza, e busca descrever a presença de uma noite serena e muito brilhante. No vídeo inédito, os membros do CLMG buscam transmitir a serenidade da composição por meio de vozes e interpretações únicas.

O vídeo Sure On This Sharing Night integra o projeto #PalácioEmSuaCompanhia e é realizado pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizado pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinado pela Cemig e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio do Instituto Usiminas.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Participa também das temporadas de óperas realizadas pela FCS. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado