Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais gravam ESPECIAL DE NATAL com HAPPY FEET JAZZ BAND e BEHOPPERS

23/12/20

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado

Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebem a banda Happy Feet Jazz Band e os bailarinos mineiros BeHoppers no vídeo Mr. Santa

A Fundação Clóvis Salgado celebra o Natal em grande estilo com um lançamento divertido e participações especiais. Em vídeo inédito, o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebem a banda Happy Feet Jazz Band e os bailarinos mineiros BeHoppers, para celebrar o espírito natalino interpretando a tradicional canção Mr. Santa (1955). A produção, que possui direção musical do Maestro Titular da OSMG, Silvio Viegas, e da Maestrina Associada ao CLMG, Lara Tanaka, além de arranjo da canção pelo pianista Fred Natalino, será lançada no dia 23 de dezembro, às 19h, no Facebook e Instagram da FCS.

A gravação homenageia a cidade de Belo Horizonte e intercala cenas da cidade captadas por meio de drone às imagens dos artistas. As imagens dos bailarinos do grupo BeHoppers percorrem o Circuito da Liberdade, passando pela Praça da Liberdade, pelo Palácio das Artes e pela CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Já os cantores do Coral Lírico de Minas Gerais, músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Happy Feet Jazz Band realizaram as gravações de suas próprias casas.

No conjunto, as imagens dão o tom para o swing de Mr. Santa (1955), canção de jazz gravada pela cantora norte-americana Dorothy Collins a partir de variação da clássica Mr. Sandman (1954), composta por Pat Ballard e imortalizada nas vozes do grupo feminino The Chordettes. Ligado à comunidade afro-americana, o jazz nasce da mistura de diversos estilos, como o Negro Spiritual, o blues, o ragtime, e as músicas de trabalho dos escravos norte-americanos.

O vídeo Mr. Santa é realizado pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

 

Celebração em múltiplas linguagens – A união da sonoridade sinfônico-coral ao jazz tradicional e à energia da dança Lindy Hop fazem do vídeo uma explosão de diversidade e talento. Segundo Lara Tanaka, a mistura de estilos musicais busca proporcionar uma experiência divertida para o público, em consonância com o clima natalino. Para a Maestrina Associada ao CLMG, trabalhar em conjunto com outros músicos e dançarinos também potencializa e movimenta diversos públicos. “Sempre buscamos trazer outras vertentes de audiência para nossos concertos. No vídeo, somamos os amantes da música do Coral e da Orquestra, aos entusiastas da dança e do jazz. Uma mistura que festeja com alegria o momento do Natal”, diz Tanaka.

Já Sílvio Viegas, Maestro Titular da OSMG, ressalta que a escolha da canção Mr. Santa entoa os votos de boas festas de uma forma alegre, em contraponto a um ano repleto de desafios. “O alto astral da música carrega uma mensagem extremamente necessária para o ano de 2020: a resiliência em meio às adversidades. Sentimos e transmitimos, com a produção do novo vídeo, o espírito natalino de uma forma feliz e muito bela”, afirma Viegas.

 

O presente da parceria – O quinteto Happy Feet Jazz Band e o grupo de bailarinos BeHoppers possuem antiga colaboração com a Fundação Clóvis Salgado, embalando diversos espetáculos no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, ao lado do CLMG e da OSMG. No momento de isolamento social e preservação da saúde do público, a parceria se estabelece novamente, agora no universo virtual, sem perder a alegria e o envolvimento de todos os participantes.

Responsáveis por embalar Mister Santa ao irreverente som do jazz, o quinteto Happy Feet Jazz Band, composto pelos músicos Fernanda Rabelo (saxofone e voz), Marcelo Costa (trompete e voz), Fred Natalino (piano), Yan Vasconcelos (contrabaixo) e Bo Hilbert (bateria), dedica-se desde 2008 à interpretação de canções clássicas da primeira metade do século XX. Fred Natalino, pianista que também integra o Coral Lírico de Minas Gerais, comemora a alegria de interpretar duas de suas paixões em um único projeto. “Acho incrível reunirmos os universos do Coral, da Orquestra e do Jazz, mesmo que de forma virtual. Assim tornamos o vídeo mais divertido e democrático”, aponta o arranjador.

A produção ganha contornos ainda mais divertidos com a participação dos bailarinos do grupo BeHoppers, executando coreografias Lindy Hop, estilo de dança nascido no final dos anos 1920 nos Estados Unidos, no Harlem, em Nova York, contemporâneo ao próprio surgimento do jazz. Segundo Fabrício Martins, integrante do grupo, o vídeo é resultado de uma grande celebração. “Adoramos dançar! O convite feito pelo Coral Lírico e pela Orquestra Sinfônica para participar desse projeto, junto à Happy Feet Jazz Band, foi um presente enorme de fim de ano!”, comemora.

 

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, além de grandes sucessos da música popular. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

 

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Participa também das temporadas de óperas realizadas pela FCS. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.

 

BeHoppers – O lindy hop é uma dança surgida no final dos anos 1920, no Harlem, em Nova York. Unidos pela intenção divertida e contagiante de dançar, alguns entusiastas do lindy hop criaram um grupo para promover a cena hopper e o swing jazz em Belo Horizonte: os BeHoppers, nome inspirado nas iniciais da capital mineira. Agregando cada vez mais pessoas e propagando o espírito de alegria desse estilo de dança, os BeHoppers estendem a todos o convite para se tornar um hopper. Integram o BeHoppers, os dançarinos Camila Magalhães da Silva, Fabrício Martins, Gabriel Dart, Jéssica Mendes, Laura Simões Jardim, Leonardo Sampaio Fernandes, Luana Souza Matheus, Marina Campos, Sofia Noman Filizzola, Sônia Silva, Tais Gomes. Coreografia: BeHoppers

 

Happy Feet Jazz Band – Durante as décadas de 30, 40 e 50, o mundo dançava e curtia o jazz e a música popular americana. Era o que se ouvia nos bailes, nas rádios, nos filmes, nas vitrolas e nos bares. Nomes como Louis Armstrong, Frank Sinatra, Nat King Cole, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Duke Ellington e Louis Prima eram as grandes estrelas. Este é o estilo da banda mineira Happy Feet Jazz Band. Formada em 2008, a banda tem levado a energia e o clima da época a várias cidades brasileiras desde então. Com um repertório amplo, o grupo toca tanto músicas suaves para se ouvir e emocionar, quanto músicas alegres e vibrantes para se dançar. Integram a Happy Feet Jazz Band, Fernanda Rabelo, no vocal; Marcelo Costa, no trompete e no vocal; Fred Natalino, no piano, Yan Vasconcelos, no contrabaixo e Bo Hilbert, na bateria.

 

Informações

Local

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado