CURSO: Produção e Planejamento em Filmes de Baixo Orçamento | Edital BDMG Cultural/FCS | Inscrições Encerradas

19/02/19 - 21/02/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

As inscrições para o curso de Produção e Planejamento em Filmes de Baixo Orçamento | Edital BDMG Cultural/FCS estão encerradas. Os selecionados receberão a confirmação da inscrição via e-mail.

De 19 a 21 de fevereiro, o Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado apresentam como atividade do 5º Edital BDMG Cultural/FCS de estímulo ao curta-metragem de baixo orçamento o curso: Produção e Planejamento em Filmes de Baixo Orçamento.

O curso é aberto a toda a comunidade e tem entrada gratuita garantida mediante inscrição prévia. As pessoas interessadas devem preencher formulário incluindo as seguintes informações: data de nascimento, identidade étnico racial, gênero e breve parágrafo de apresentação do interesse na oficina.

 

Formulário de INSCRIÇÃO. (encerrado)

REGULAMENTO e INFORMAÇÕES gerais do curso.

 

A ação integra a programação da Mostra BDMG Cultural/FCS, que acontece no Cine Humberto Mauro de 19 a 22 de fevereiro, e busca capacitar produtores independentes de Minas Gerais no processo de construção de obras cinematográficas a partir de ideias inovadoras, tendo como parâmetro as diretrizes do Edital.

Serão emitidos certificados de participação, caso o aluno cumpra dois terços das horas/aula.

 

Ementa

Planejar um filme desde a concepção da ideia até o seu lançamento não é um caminho livre de obstáculos e interferências. No entanto, ao longo do processo de construção de uma obra cinematográfica é possível permitir que novas ideias e possibilidades sejam assimiladas ao trabalho, sem deixar que o planejamento inicial seja totalmente perdido ou abandonado.

O curso de Produção e Planejamento em Filmes de Baixo Orçamento busca não apenas trabalhar os diversos campos de pensamento estrutural de uma obra fílmica (seja através da criação de planos financeiros, orçamentos e cronogramas), como também analisar os impactos desses planejamentos no dia a dia de um set de filmagem.

 

Matheus Antunes

Matheus Antunes (Belo Horizonte, 1988) é roteirista, diretor de fotografia, produtor cinematográfico e sócio-fundador da Cento e Oito Filmes, fundada ao lado dos cineastas Alessandra Veloso e Thiago Taves Sobreiro em 2010. Produziu os premiados filmes de curta-metragem “Contagem” (de Gabriel Martins & Maurílio Martins, 2010); “Porcelana” (de Thiago Taves Sobreiro, 2011); “Quinto Andar” (de Marco Nick, 2012); “Korea” (de Thiago Taves Sobreiro, 2014) e “Nimbus, o caçador de nuvens” (de Marco Nick, 2016). Em filmes de longa-metragem, assina a produção do filme de estreia de Thiago Taves Sobreiro “Os dias sem Tereza” (2018) – que teve sua estreia no Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, na Argentina. Atualmente, finaliza sua segunda produção de longa-metragem “Velhoeste” (de Thiago Taves Sobreiro, 2019) – projeto fomentado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

 

 

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

19h30 às 21h30

Duração

6h/aula

Informações para o público

(31) 3236-7400