Cursos Complementares do Cefart

17/06/20 - 30/06/20

Ministrados por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual, YouTube e Instagram da FCS

As inscrições estão abertas para os Cursos Complementares gratuitos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), os Cursos serão ofertados na modalidade de aulas remotas (on-line), usando diversas ferramentas virtuais, como lives no Instagram, transmissões no YouTube da FCS, e a plataforma Cefart Virtual. A programação é inteiramente gratuita, contudo, o acesso à internet é de responsabilidade de cada participante. Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

As atividades ofertadas são tanto para formação continuada quanto para qualificação técnica profissional. Para concorrer às vagas, os interessados deverão conferir as especificidades de cada curso na programação abaixo, e se inscrever pela internet. A programação de lives e transmissões pelo YouTube não exigem inscrições prévias.

 

PROGRAMAÇÃO DE LIVES NO INSTAGRAM

 

LIVE: A Dança através do Método Klauss Vianna

Acesso: Instagram da FCS

Data e horário: 17 de junho de 2020, às 17h

Mediador: Rodrigo Antero

Convidada: Izabel Costa. Artista da Dança com mais de 45 anos de atuação como bailarina, pesquisadora, coreógrafa, diretora de espetáculos, professora e militante da resistência cultural, foi fundadora do Grupo Corpo em 1975, o qual dirigiu até 1984 quando se mudou para São Paulo, como convidada do mestre Klauss Vianna para uma pesquisa do CNPq. “A Dança através do Método Klauss Vianna” tem o objetivo discutir a consciência corporal para o conhecimento das possibilidades e dificuldades dos bailarinos.

 

LIVE: Conversando Sobre Música 

Acesso: Instagram da FCS

Data e horário: 22 de junho de 2020, às 17h

Mediador: André Brant

Convidado: Silvio Viegas. Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor de regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Até o final de 2016, foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Professor da cadeira de Regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi também Diretor Artístico da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, em Belo Horizonte de 2003 a 2005 e Diretor Artístico Interino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro de 2011 a 2012. Foi considerado o melhor regente de ópera em 2017 pela crítica especializada do Portal movimento.com. Em 2001 obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional “Jovens Regentes”, organizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. Natural de Belo Horizonte, Silvio Viegas, estudou regência na Itália e é Mestre em regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido discípulo de Oiliam Lanna, Sergio Magnani e Roberto Duarte.

 

LIVE: Diálogos de Corpo

Acesso: Instagram da FCS

Data e horário: 24 de junho de 2020, às 17h

Mediador: Ivan Sodré

Convidada: Regina Amaral. Bailarina e professora, iniciou seus estudos de Ballet Clássico em 1975, com Carlos Leite, na Fundação Palácio das Artes. Estudou dança moderna com Pedro Pederneiras e Rodrigo Pederneiras. Cursou danças afro-brasileiras com Marlene Silva e dança contemporânea com diversos artistas, como Tuca Pinheiro e Dudude Herrmann. Começou sua carreira como bailarina do Grupo Corpo, ainda na década de 70. Posteriormente, atuou como bailarina da Cia. de Dança do Palácio das Artes. Desde 1993, é professora de dança moderna no Corpo Escola de Dança, onde ministra também oficinas e palestras sobre História da Dança. É fundadora e diretora do Mergulho 747 – Grupo de Estudos em Dança. Formou-se em Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança, pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente, é discente do curso de Licenciatura em Dança, na mesma instituição.

 

LIVE: Conversa sobre Arte/Curadoria e Exposições

Acesso: Instagram da FCS

Data e horário: 29 de junho de 2020, às 17h

Mediadora: Uaira Azevedo

Convidado: Ricardo Fernandes. Há mais de 25 anos, vem construindo uma carreira internacional respeitada, atuando como expert em arte contemporânea. É radicado em Paris desde 2007, de onde dirige sua galeria de arte contemporânea. Com vasta experiência no setor, trabalhando como marchand, consultor, escritor, curador e cenógrafo, organiza exposições em parcerias com museus e instituições por todo o mundo. Ricardo é jornalista de arte e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) de Paris, sendo também membro atuante da Associação de Historiadores de Arte (AAH) de Londres, no Reino Unido, cooperando para o registro da arte de nossos dias na História. Também é membro da Associação de Curadores de Museus de Arte de Nova York (AAMC), EUA.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS COMPLEMENTARES

 

Curso Complementar da Escola de Artes Visuais:

 

Meninas Vestem Rosa e Meninos Vestem Azul? A desconstrução da hegemonia das cores por meio da História das Cores

Data: 16, 18, 19 e 25 de junho de 2020

Horário: 19h até 21h

Acesso: Cefart Virtual

Ministrante do Curso: Albert Drummond. Historiador, Cientista da Religião e Escritor.

Ementa: O Curso tem como objetivo desconstruir a imagética construída em torno das cores Rosa e Azul, evidenciando dentro da História das Cores, da Arte e do Imaginário como cada uma delas ganharam as simbologias ao qual são pertencentes.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-complementar-meninas-vestem-rosa-e-meninos-vestem-azul__869918

 

 

Curso Complementar da Escola de Dança:

 

Técnica de Dança Clássica

Data: 16, 18, 23, 25 e 30 de junho, e 2 de julho de 2020

Horário: 16h30

Acesso: Cefart Virtual

Ministrante do Curso: Tindaro Silvano. Coreógrafo, ex-bailarino, maïtre de ballet e professor de dança. Mineiro, residido em Belo Horizonte, trabalha com diversas vertentes da dança, não só a clássica, mas a dança contemporânea, fazendo uma fusão de técnicas nas suas aulas, tais como Yoga e Pilates.

Ementa: O curso tem como objetivo elucidar as múltiplas facetas da citada técnica tais como: As diferentes abordagens da Dança em diversas escolas no mundo, a Terminologia e o uso correto dos passos e sequencias assim como também o trabalho do apuro musical em sala de aula. ​

Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-complementar-tecnica-de-danca-classica__871647

 

 

Cursos Complementares da Escola de Tecnologia da Cena:

 

Fonegrafia – Fotografia de Celular

Data: 16, 18, 23, 25 e 30 de junho

Horário: 19h até 21h

Acesso: Cefart Virtual

Ministrante do Curso: Alexandre Lopes. Profissional com ampla e diversificada experiência no campo das Artes Visuais, iniciando atividades nos anos 80, desde então atua como fotógrafo e educador. Graduado em Design Gráfico pela Escola de Design da UEMG. Pós-graduado em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas pela Escola Guignard, ainda nos anos 2000 torna-se docente em cursos de graduação, lecionando disciplinas de fotografia. Desenvolve por meio de parcerias; consultorias, oficinas e cursos todos ligados à fotografia e seus desdobramentos. No campo de pesquisa, provê material visual para estudos acadêmicos, projetos de TCC e projetos de Artes Visuais Autoral. É voluntário em projetos sociais como educador visual. Emprega de modo exclusivo a fotografia analógica, com diferentes formatos, processos e suportes; o prazer em transmitir conhecimento é uma característica inerente.

Ementa: O Curso tem ênfase na fotografia e vídeo móvel, com telefone celular/Smartfones e pretende trabalhar as possibilidades contemporâneas compreendendo um pouco da sua história, seus desdobramentos, os equipamentos disponíveis e seus recursos básicos, alternativas de produção criativa, usando recursos caseiros, assim como   geração crítica. Pretende satisfazer a necessidade de produzir conteúdos com mais eficiência e criatividade, melhorando e destacando no processo de comunicação visual, pessoal ou corporativo.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-complementar-fonegrafia—fotografia-de-celular__864405

 

Edição e Montagem de Vídeo

Data: 22 até 26 de junho de 2020

Horário: 14h até 16h

Acesso: Cefart Virtual

Ministrante do Curso: Gilberto Goulart. Fotógrafo, formado pelo Curso de Fotografia profissional – Studio 3/Centro de Cultura Nansen Araújo – SESI _MG, e Cinegrafista formado pelo Curso de Fotografia profissional – Studio 3/Centro de Cultura Nansen Araújo – SESI _MG. Atua profissionalmente como fotógrafo e cinegrafista desde 2013, responsável pela filmagem e edição dos cursos online “Escrita de Sinais 2.0” e “ 7 Passos para Fluência em Libras” produzido pela empresa Libras Escrita. Foi diretor, diretor de fotografia, filmagem e edição do curta I Charleston Belo Horizonte, premiado com o 3º lugar no Festival de Cinema Internacional Jazz Dance Film Fest 2015. Participante do programa de aceleração de startups FIEMG LAB, como integrante da Sign Weaver, startup social que atua na produção de glossários bimodais Língua Portuguesa e Libras e cursos profissionalizantes para surdos.

Ementa: O curso tem a proposta de introduzir aos conceitos básicos da edição tendo como elemento fundamental a montagem cinematográfica. Serão abordados os aspectos técnicos fundamentais no uso de softwares e como tais conhecimentos podem ser aplicados na construção de significados visuais. O processo se dará com aulas virtuais expositivas do conteúdo técnico, análise de materiais audiovisuais diversos e exercitações.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-complementar–edicao-e-montagem-de-videos__870116

 

 

PROGRAMAÇÃO DE AULAS ABERTAS

 

Plano de Voo / O Grivo | Musicalidade e Percussão com instrumentos caseiros

Acesso: Canal no YouTube da FCS

Data: 30 de junho de 2020

Ministrante: Canário. O músico Marcos Moreira (Canário), junto com Nelson Soares, criou o grupo Grivo de música experimental, que combina execução de instrumentos modificados, eletrônicos e tradicionais. Interessado na expansão do seu universo sonoro e na descoberta de maneiras diferentes de organizar suas improvisações, o grupo vem desenvolvendo sua linguagem musical. Em função da busca por “novos” sons e por possibilidades diferentes de orquestração e montagem, O Grivo trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e com a utilização, não convencional, de instrumentos musicais tradicionais. A isto se soma a um diálogo, também ininterrupto, com o cinema, vídeo, teatro e a dança. Nas instalações/concertos o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar onde se constrói nossa experiência com conceitos como textura, organização espacial, sobreposição, perspectiva, densidade, velocidade, repetição, fragmentação, etc.

Conteúdo da aula: Na atividade, os artistas explorarão como podemos usar itens e objetos domésticos para criar música em casa.

 

Shakespeare no Amor

Acesso: Canal no YouTube da FCS

Data: 30 de junho de 2020

Ministrante: Michael Wade. Começou a sua carreira em 1963 trabalhando no teatro provincial da Inglaterra. Seu primeiro filme foi O Homem que não Vendeu A Alma (Fred Zinnemann, 1966). Seu trabalho mais recente inclui o personagem Dr. Brandreth em A Dance to the Music of Time, uma série da televisão britânica; Edmund Spenser, o protagonista na estreia em Dublin de Mutabilitie do dramaturgo irlandês Frank McGuinness; todos os detetives em várias produções de duas comédias Run For Your Wife e Funny Money, escritas e dirigidas por Ray Cooney; Lord Clifford no filme England My England (Tony Palmer, 1995); dois papéis na produção de George Martin de Under Milk Wood, estrelada e dirigida por Anthony Hopkins; Aragão em O Mercador de Veneza (Peter Hall, 1989); Lockwood em Auton 1, 2 e 3, um personagem inspirado pela série de ficção científica Doctor Who; e o economista no último filme de Hector Babenco El Pasado. Seu trabalho de voz abrange as áreas de rádio, propaganda e a gravação de mais de 30 livros. Desde 2004, apresenta teatraulas sobre T.S. Eliot e Shakespeare na Casa do Saber em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Conteúdo: Nesta aula, o ator trata do assunto de amor nas mãos do maior gênio literário teatral de todos os tempos, examinando várias cenas de Romeu e Julieta e alguns outros sonetos do bardo. Além disso, aborda como Shakespeare compreende o amor em Vênus e Adônis, poema menos conhecido nos dias atuais, mas que, em 1593, foi a primeira obra a consagrá-lo entre um amplo círculo de leitores.

 

Caracterização de Atores para Teatro e Cinema

Acesso: Canal no YouTube da FCS

Data: 30 de junho de 2020

Ministrante: Westerley Dornellas. Há 30 anos, Westerley põe sua competência a serviço de marcas, eventos, filmes, óperas, novelas, peças de teatro. Sua habilidade em concretizar sonhos e delírios de publicitários, diretores, artistas e criadores inventivos tem lhe rendido inúmeros prêmios. Supervisionou equipes de maquiagem de novelas consagradas e espetáculos teatrais, como a montagem de “Rei Lear”, com os geniais atores Paulo Autran e Raul Cortez, o musical “O Beijo da Mulher Aranha” e a ópera “A Queda da Casa Usher” de Philip Glass. Ministrou cursos e workshops no Brasil e na escola de cinema “City Varsity” em Cape Town (África do Sul). Estudou a arte de envelhecer com a maquiadora norte-americana Vee Neil, vencedora do Oscar de Maquiagem pelos filmes “Dick Tracy”, “Edward Mãos de Tesoura” e “Coração Valente”. Em 2008 aprendeu técnicas de maquiagem para HD em São Francisco e Los Angeles. Recentemente realizou os efeitos de maquiagem do filme “Twisted Blues”, em Dubai, nos Emirados Árabes, no formato 8K. Abriu o ano de 2019 com a ópera Barbeiro de Sevilha no teatro Municipal de São Paulo com excelentes críticas na imprensa. Recentemente supervisionou a caracterização e efeitos maquiagem do Filme O Lodo de Helvecio Ratton. Ganhou 9 vezes o Prêmio Avon Collor de Maquiagem nas categorias artes cênicas, videoclipe, desfiles, cinema, vídeo publicitário e mídia impressa. Sua caracterização de monstros também mereceu um GrandPrix na publicidade. Seus efeitos especiais foram decisivos para o curta “O Ramo” sair vencedor no Festival de Cannes 2007.

Conteúdo: A aula de caracterização é voltada para o cinema, teatro, dança e festas.

Informações

Local

Ministrados por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual, YouTube e Instagram da FCS