Curta no Almoço

02/08/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

No dia 2 de agosto, a Gerência de Cinema do Palácio das Artes dá continuidade ao Curta no Almoço, às 13h15, sempre às sextas-feiras.

Um dos objetivos da mostra é oferecer uma programação gratuita em horário alternativo, buscando atrair o público do entorno do Palácio das Artes e os próprios funcionários da Fundação Clóvis Salgado, que poderão ter acesso a obras reconhecidas no formato de curta-metragem no horário de almoço. Além disso, o programa busca fidelizar um público que pode se interessar pelos curtas-metragens e prestigiar a 21ª FESTCURTASBH, a ser realizada em agosto/setembro de 2019.

Serão exibidos dois curtas-metragens dirigidos por Camilo Restrepo, que foram destaque na 19ª edição do FESTCURTASBH: Cilaos e La Bouche, sendo o segundo o grande vencedor da Competitiva Internacional naquele ano.

A entrada é gratuita.

 

02/08 SEX

13h15 CURTA NO ALMOÇO | 32’| Livre

Cilaos, de Camilo Restrepo (França, 2016) |13’

Ilha da Reunião, colônia francesa. A fim de honrar uma promessa feita à sua mãe, mulher desembarca à procura do pai – A Boca – e recebe a notícia apenas preliminar de que ele morreu. Cilaos é o nome desta cerimônia fúnebre em que quadro, corte e palavra, obsidiados pelos timbres do ritmo maloya e pela presença feroz da personagem, provocam a vertigem de um musical moderno destinado à ressurreição. A musicista Christine Salem empresta ao filme corpo, voz, música e coautoria dos textos.

 

La Bouche, de Camilo Restrepo (França, 2017) | 19’

Neste filme, que desdobra formas experimentadas em Cilaos, a notícia de uma filha morta violentamente faz o pai divagar entre o velório e o ímpeto de justiça. O tempo do luto, por vezes, solicita a dilatação de uma elegia meditabunda, enquanto o recurso musical clama pela ação do espírito e pela dança do corpo. O Diabo Vermelho – A Boca – é incorporado pelo percussionista guineense Mohamed Bangoura, que inspira o filme com partitura, toque dos tambores e traços de sua história pessoal.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

13h15

Duração

35 minutos

Informações para o público

(31) 3236-7400