Espetáculo RISCO e Cena Curta BRASA

27/03/19

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

No dia 27 de março, quarta-feira, às 20h, o Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes recebe o Espetáculo RISCO e Cena Curta BRASA.

O Festival DORAS é um encontro de mulheres organizado pela Plataforma DORAS, que chega à sua 2ª edição em 2019 com uma intensa programação. A abertura acontece na noite de 27 de março, às 20h, no Teatro João Ceschiatti, e conta com as apresentações do Solo Teatral RISCO e da Cena Curta BRASA, ambos sob a direção da multi-artista Luísa Bahia. A programação do festival conta ainda com uma roda de conversa, três oficinas e uma festa com performances, shows e exposições na recém inaugurada Casa Híbrido. A iniciativa celebra a resistência das mulheres em todo o mundo, marcada pelo 8 de março e extensiva ao mês todo.

A Plataforma DORAS, criada por Luísa Bahia, surgiu do seu desejo de trocar visões de mundo e arte com outras mulheres, compartilhando elementos da criação do seu Solo RISCO. Dora, protagonista da peça, batizou a iniciativa que busca evocar a liberdade e o fortalecimento da presença de outras artistas. Desde março de 2017 já foram realizadas sete edições da Oficina DORAS, quatro em BH/MG, uma em Congonhas/MG, uma em Palmas/TO e uma em Vitória/ES. Além disso, foi realizada a 1ª edição do Festival DORAS, em homenagem à vida de Marielle Franco, composto por um Café com intervenções artísticas, uma Roda de Conversa, uma Oficina para mulheres artistas e uma Vivência para mulheres de outras áreas. Ao todo já são mais de 100 participantes das ações: mulheres entre 17 a 63 anos, de diferentes etnias e condições sócio-econômicas, cis, trans, estudantes, trabalhadoras de dupla jornada, aposentadas, mães, avós e artistas de várias áreas. A Plataforma em 2018 também publicou um Artigo no Portal Primeiro Sinal, sobre essa experiência artístico-pedagógica e estreou a Cena Curta BRASA no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, tendo ganhado uma das atrações mais votadas da Mostra. Atualmente integram a Plataforma DORAS as artistas: Alex Iunes, Bárbara Veronez, Clara Garavello, Delba Menezes, Greyce Ornelas, Helena Carneiro, Júlia Bernardes, Lara Gama, Luana Magalhães, Luísa Bahia, Mariana Machado, Priscylla Lobato, Sofia Rodrigues, Vitória Regina e as colaboradoras Flávia Mafra, Joana Bentes, Larissa Scarpelli e Luisa Luz.

Sobre o espetáculo RISCO

RISCO conta com a atuação, dramaturgia e direção de Luísa Bahia e codireção do cineasta Ricardo Alves Jr. A peça é baseada no texto homônimo, apresentado pela atriz e dramaturga na 3ª edição do Projeto Janela de Dramaturgia (2014) e publicado na Coletânea Janela de Dramaturgia pela Editora Perspectiva, por meio do Rumos Itaú Cultural (2016). Da primeira apresentação do texto até julho de 2016, Luísa realizou diversas leituras dramáticas, em diferentes eventos em Belo Horizonte, interior de Minas Gerais, São Paulo e nas cidades de Bologna, Pontedera e Firenze, na Itália, com versão italiana do texto. Após a sua estreia como Espetáculo, em dezembro de 2016, RISCO foi apresentado no Espaço Aberto Pierrot Lunar, no Teatro Marília, no Centro de Referência da Moda em Belo Horizonte e no Teatro da Pedra em São João Del Rei (2017). Em 2018 o Espetáculo abriu o 3° BH ImContato – Festival de Contato Improvisação de Belo Horizonte e participou do 2º Festival de Solos e Monólogos de Palmas/Tocantins, sendo agraciado com as Premiações de Melhor Espetáculo, Melhor Artista (Luísa Bahia) e 2ª Melhor Direção (Luísa Bahia e Ricardo Alves Jr).

RISCO é a odisseia de Dora, mulher errante que delira entre ondas marítimas, imagens fantásticas e alucinações sonoras. Ela pinta um quadro, canta um blues, um samba, um fado e dialoga com vozes que se desfazem como um risco na água. Dora se confunde com Penélope e Ulisses enquanto devaneia só, diante do mar, em cima do casco de uma tartaruga. Ela quer ser livre, mas o comando central não deixa. A peça-show propõe ao público uma narrativa múltipla e uma experiência sensorial e imagética.

Sobre a Cena Curta Brasa

BRASA é uma das ações da Plataforma DORAS, encontro para mulheres artistas, coordenado por Luísa Bahia. Teve sua estreia, com sucesso, no Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto (2018), sendo um dos trabalhos mais votados da Mostra pelo júri popular. Ao todo foram 21 mulheres criadoras, das quais 12 estão em cena apresentando uma composição formada por danças, cantos, ações, discursos falados e paisagens sonoras guiadas pela imagem do fogo. Além de intérprete, cada uma assume outra função no projeto: direção de arte, iluminação, orientação em dança flamenca, composição musical, dramaturgia e produção. BRASA é uma proposta polifônica e imagética, política e poética, um incêndio, uma chama forte, coletiva, incandescente. Um movimento impetuoso de resistência, empoderamento, vida e liberdade!

A Cena BRASA é uma fogueira com 12 mulheres. Dançam suas paixões, cortam o ar com discursos urgentes, explodem em gozo, fundem-se num bando incandescente, cantam labaredas e se purificam pela chama ancestral. Elas encarnam a faísca que outrora as queimaria. Friccionam seus corpos como pedras, inventando fogo e um lugar onde seja possível ser livre, fazendo feitiço à beira da brasa, nessa terra chamada Brasil.

Informações

Local

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h

Duração

90 minutos

Classificação

16 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400