Exposição France eMotion

08/11/19 - 08/12/19

Espaço Café | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Em celebração aos “10 anos da França no Brasil”, a Aliança Francesa apresenta duas mostras no Espaço Café, do Palácio das Artes, com entrada gratuita. Uma delas é a exposição France eMotion. A outra é a Mostra de Realidade Virtual (para saber mais, clique aqui)

A exposição France eMotion tem como temática o fascínio que as viagens à França provocam, inspirando diversos artistas com suas paisagens e monumentos. A mostra, que é uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado, acontece de 8 de novembro a 8 de dezembro e é composta por 35 obras, que são imagens registradas por quatro fotógrafos internacionais: beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade. A exposição conta com a curadoria da crítica de arte Muriel Enjalran.

Durante as viagens realizadas, os artistas apresentaram olhares singulares sobre a diversidade do patrimônio francês. Em sua companhia, o espectador passeia pelos caminhos que circundam fortificações, parques de castelos, atravessam museus e locais de exposição mais contemporâneos, admiram as ogivas das abadias e os arcos das pontes.

A curadora explica que os 35 quadros criam um panorama de admiração e curiosidade, abrangendo todas as épocas desde a pré-história até os dias atuais. “As similaridades e oposições se manifestam nas escolhas das cores, dos ângulos, dos enquadramentos. Sobre os passos dos visitantes, os olhos são atraídos pela multiplicidade de ambientes e locais. Todos ilustram uma história em movimento e em perpétua transformação até as arquiteturas futuristas recentes”, ressalta Enjalran.

A exposição se divide em quatro grandes capítulos. O primeiro deles é “De um arco a outro…” onde os fotógrafos buscaram registrar em seus cliques a admiração pela permanência e evolução de uma forma arquitetônica simples como o arco. Já em “Ô saisons Ô châteaux…”, as obras mostram a nostalgia de uma história muito rica, onde castelos e cidades fortificadas guardam os vestígios de uma outra época.

O terceiro capítulo é chamado de “O imaginário dos museus…” e traz uma surpresa frente à variedade dos locais onde a arte é exposta: palácios e hotéis particulares, antigos locais industriais e construções vanguardistas. A exposição é finalizada com “Metamorfoses…” que busca apresentar os lugares onde a magia é relevada pela arte das fotografias que os colocam em cena de forma original.

“France eMotion” também conta com interatividade entre as obras e o visitante. Uma animação em realidade aumentada, proposta por Julie Stephen Chheng e Thomas Pons, se sobrepõe à exposição para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados.

O público também pode se aprofundar sobre os lugares registrados e as obras a partir do aplicativo de mesmo nome da exposição. Cada obra conta com um QR Code que oferece mais detalhes sobre os registros e os fotógrafos.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

Informações

Local

Espaço Café | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400