FCS contribui com elaboração de editais para a Lei Aldir Blanc

29/10/20

Fundação Clóvis Salgado

Dos 27 editais da Lei Aldir Blanc (LAB) lançados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), na quinta-feira, 29 de outubro, 6 deles tiveram os conteúdos técnicos elaborados pela Comissão Estratégica para apoio na Implementação da Lei Aldir Blanc da Fundação Clóvis Salgado, nos termos da Portaria FCS 16/2020, nas áreas de Artes Cênicas, Música e Artes Integradas. A partir das diretrizes estabelecidas pela SECULT e Sociedade Civil, que compõem a Comissão de Gestão Estratégica – Lei Aldir Blanc, os editais foram construídos com diversas categorias.

Em inúmeras reuniões da Comissão de Gestão Estratégica – Lei Aldir Blanc foram identificadas as principais necessidades setoriais da cultura e os melhores formatos para se alcançar maior efetividade para descentralização e acessibilidade aos recursos a serem disponibilizados.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destacou a construção coletiva dos editais realizada em parceria e com apoio técnico de todo Sistema de Cultura do Estado, formado pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC – Rede Minas e Rádio Inconfidência), Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), além do intenso diálogo com a sociedade civil.

“Construímos os editais da LAB em Minas a partir de muita escuta e diálogo com a classe artística, os gestores e fazedores de cultura de todas as regiões demonstrando o compromisso do governo em amparar esse setor fundamental para a retomada econômica do Estado. Nossa Comissão Estratégica de Gestão da LAB MG é formada por representantes do Conselho, Rede Estadual de Gestores Municipais, Rede Estadual dos Pontos de Cultura, Fórum Permanente de Cultura, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Associação Mineira de Municípios, entre outros segmentos”, ressalta o secretário.

As inscrições dos editais da Lei Aldir Blanc, destacados abaixo, estão abertas e até o dia 12 de novembro. O formulário de inscrição e os editais estão disponíveis no site da Secult e seguem formatos simplificados de inscrição, para maior acessibilidade e abrangência.  O formulário de inscrição e os editais podem ser acessados AQUI.

Editais elaborados pela Fundação Clóvis Salgado

Editais nas áreas de Circo, Dança, Música, Teatro, Técnicos, Produtores Culturais, Mostras e Festivais variados e Espaços formais e informais de apresentação artística, modalidades de Seleção de Bolsistas e de Seleção de Propostas.

Edital de seleção de bolsistas para propostas de criação, pesquisa ou formação para trabalhadores das áreas de Circo, Dança, Música, Teatro, Técnicos de bastidores e Produção Cultural. Total de 3.290 bolsas no valor de R$8.000,00 cada.

Editais de seleção de propostas de pessoas jurídicas, MEIs e pessoas físicas que se inscrevam em nome próprio ou representando grupos ou coletivos, residentes no Estado de Minas Gerais, para a realização de ações artísticas e culturais. Áreas:

Música:

Edital de Gravação e finalização de álbum ou single com total de 111 contemplados:

64 projetos de álbum no valor de R$35.000,00 cada e

47 projetos de single no valor de R$5.000,00 cada.

Dança:

Edital de Pesquisa e criação para espetáculos de grupos de Dança, com total de 50 vagas, no valor de R$30.000,00 cada.

Circo:

Edital de Espaços e Grupos de Circo com 45 propostas, no valor de R$29.000,00 cada sendo:

30 propostas para Criação e Produção de Grupos e Trupes de Circo

15 propostas para Espaços de Circo, Circos Sociais e Escolas de Circo

Mostras e Festivais variados:

Edital de seleção de 110 propostas em 3 categorias diferentes, com valores de R$80.000,00, R$90.000,00 e R$120.000,00 de acordo com o número de edições já realizadas.

Espaços culturais de apresentação artística:

Serão contemplados um total de 82 projetos no valor R$28.500,00 cada, sendo:

66 propostas para Espaços formais destinados a realização de apresentações artísticas

16 propostas para Espaços de Grupos de Teatro e Dança

Inscrição, editais e mais informações em www.secult.mg.gov.br/leialdirblanc

Fundação Clóvis Salgado