FCS homenageia DIA AS MÃES em vídeo inédito da obra CARINHOSO

09/05/21

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado

A Fundação Clóvis Salgado lança, por meio dos integrantes do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, uma gravação inédita da clássica obra Carinhoso (1916), com melodia composta por Pixinguinha e letra de João de Barro. A produção homenageia as Mães, e será lançada no próximo domingo, 9 de maio de 2021, às 10h, pelas redes sociais da Fundação Clóvis Salgado no Instagram e no Facebook. O vídeo conta com a interpretação dos músicos Eduardo Campos (percussão), Fred Natalino (piano), Wellington Vilaça (tenor) e Walter Júnior (clarinete), também responsável pela edição de imagem e som.

Uma das obras mais importantes da música popular brasileira, a melodia de Carinhoso foi composta por Pixinguinha por volta de 1916, e gravada em 1928. Posteriormente, recebeu letra de João de Barro, e atingiu enorme sucesso na voz de Orlando Silva a partir do ano de 1937. No ano de 2009, em pesquisa realizada pela revista Rolling Stone Brasil, a canção foi considerada a 3ª maior música brasileira. Segundo levantamento feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a canção conta com 411 gravações registradas, sendo hoje a música mais regravada em toda a história do Brasil.

 

Melodia que acolhe – Segundo Fred Natalino, a escolha da música Carinhoso para homenagear as Mães é muito significativa. “Embora a letra trate de uma pessoa apaixonada por outra, na perspectiva do amor romântico, ela tem muito a dizer sobre o sentimento de amor que temos com as nossas mães, e de nossas mães para conosco. É uma escolha muito feliz”, celebra Natalino.

Para o pianista, a canção é muito rica não só por transmitir uma mensagem de amor e carinho, mas também por carregar um forte potencial melódico. “Carinhoso possui uma melodia muito sinuosa, com nuances muito especiais e um contorno melódico muito bonito. Mesmo se ela se restringisse apenas à melodia, sem o acompanhamento harmônico, já seria muito rica”, destaca. “A harmonia possui contracantos internos muito expressivos, que respondem à melodia principal e enchem a música de riqueza. A letra é muito bonita, muito lírica. É uma canção muito bem-feita sob todos os aspectos”, conclui.

O vídeo Carinhoso – Uma Homenagem ao Dia das Mães integra o projeto #PalácioEmSuaCompanhia e é realizado pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizado pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinado pela Cemig e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio do Instituto Usiminas.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, além de grandes sucessos da música popular. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

 

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Participa também das temporadas de óperas realizadas pela FCS. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.

 

Informações

Local

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado