FCS integra a programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba

20/01/21

Transmissão pelo canal do YouTube e pela plataforma do Festival

OSMG | Foto: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado, por meio de conteúdos exibidos pelo projeto Palácio em sua Companhia, integra a programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba, um festival artístico que propõe o intercâmbio cultural a partir da música, e que acontecerá em formato virtual, entre os dias 17 e 31 de janeiro.

O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) são os corpos artísticos da FCS que marcam presença no evento. Ao todo, serão exibidos três vídeos de apresentações artísticas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado.

Dois conteúdos audiovisuais serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Oficina de Música de Curitiba e pela plataforma própria do festival (oficinademusica.org.br/aovivo), no dia 20 de janeiro. Às 17h30, o público poderá assistir “Sereias”, o terceiro movimento dos Noturnos de Claude Debussy, interpretado pela Orquestra Sinfônica; e, às 21h, será a vez da exibição da “Ópera Nabucco”, de Giuseppe Verdi, uma produção da Fundação Clóvis Salgado, que contou com as participações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico.

CLMG | Foto: Paulo Lacerda

“A Grande Missa em Dó Menor”, Glória, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma execução da OSMG e o CLMG, é o terceiro vídeo que integra a programação do festival. A exibição do conteúdo acontecerá na fachada do Coreto Digital, famoso ponto turístico da capital paranaense, nos dias 23 e 30 de janeiro, entre 10h e 18h. Mais informações sobre as três produções da FCS:

Ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi – O Coral Lírico de Minas Gerais se juntou à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e ao Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para performar a ópera que conta a história de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Exibida no canal do youtube da FCS, a produção teve direção musical de Sílvio Viegas e direção cênica de André Heller-Lopes.

“Sereias”, terceiro movimento da série “Os Noturnos”, de Claude Debussy – Performada pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, “Sereias” foi diretamente inspirada pelas pinturas de James McNeill Whistler, que exploravam o jogo de luz e sombra. Inspiração que motivou Debussy a romper com os padrões musicais da época e criar sonoridades oníricas que despertassem novas sensações, inclusive com a presença de coro feminino nas músicas.

A Grande Missa em Dó menor, Glória, de Wolfgang Amadeus Mozart – Com a regência do Maestro convidado, Roberto Tibiriçá, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais performaram uma das obras mais emblemáticas de Mozart, compositor considerado um dos grandes gênios do classicismo musical.

38º Oficina de Música de Curitiba – A Oficina de Música de Curitiba é um festival de música realizado anualmente, desde 1983, sempre no mês de janeiro, pela Fundação Cultural de Curitiba. Com a agenda sempre composta por apresentações musicais, bate-papos e cursos de aperfeiçoamento musical, o festival tem como objetivo proporcionar a troca de experiências e conhecimentos musicais entre artistas e fomentar o acesso à arte para o público em geral.

Informações

Local

Transmissão pelo canal do YouTube e pela plataforma do Festival