FCS integra SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS com o EDUCATIVO FCS

17/05/21 - 23/05/21

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, integra a 19ª Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O evento ocorre entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, com o tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, propondo a reflexão sobre o futuro dos museus e reforçando o compromisso criativo das instituições culturais com o presente.

Neste ano, a Fundação Clóvis Salgado participa da programação por meio do Programa Educativo FCS, que reúne atividades on-line e gratuitas através da Gerência de Extensão e da Escola de Artes Visuais do Cefart. O Educativo FCS propõe um novo formato de arte educação, assegurando a continuidade da difusão, formação e sensibilização artística, a partir da disponibilização de conteúdos educativos nas plataformas digitais da instituição (Site, Instagram e Facebook).

Segundo Fabrício Martins, Coordenador Artístico do Cefart, a participação da FCS na Semana Nacional dos Museus contribui para fortalecer e consolidar o projeto Educativo On-line, que tem obtido ótimos resultados. “Somente em 2020, foram publicados 88 conteúdos, que já somam mais de 7,1 mil visualizações”, comemora Fabrício Martins.

A participação da FCS na 19ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pelo Instituto Brasileiro de Museus e pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizada pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinada pela Cemig e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Conteúdo especial – Para a Semana Nacional dos Museus, os professores de Artes Visuais do Cefart prepararam conteúdos especiais que contemplam os quatro eixos do Educativo FCS. Em Um Click de Cultura, blog cultural com reflexões acerca da historiografia do universo artístico, o conteúdo refletirá sobre a virtualidade dos museus e da arte. A reflexão abrange a experiência com a arte em tempos de isolamento social e as relações com a arte em espaços coletivos que se valem, no momento, de conexões por vias remotas. No eixo Bora falar de arte?, que lança luz sobre obras contemporâneas e suas narrativas possíveis, os leitores poderão aprender sobre a relação do museu com o mundo que o abriga, além de mergulhar pelas referências da pesquisa do artista Hélio Oiticica.

Já o eixo Criarte exibirá parte do acervo da FCS que integra a CHAMA: Corpos Arvoredos Plurais – 6ª Mostra da Escola de Artes Visuais, organizada por estudantes da Escola de Artes Visuais do Cefart. O eixo propõe a discussão acerca da importância dos acervos de artes visuais para a História da Arte e para a formação cultural. Por fim, o eixo Cineminha On-line, com diversas indicações de curtas-metragens disponíveis gratuitamente para as crianças, exibirá o curta Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo (2007), de Evandro Salles e Márcia Roth, que conta com poemas de Manoel de Barros e pensa a relação entre as palavras e o museu por meio das memórias.

A Fundação Clóvis Salgado reforça a importância da Semana Nacional dos Museus para a manutenção e distribuição de conteúdo diverso e de qualidade, voltado à cultura brasileira. Para acessar o Guia completo da Programação do evento, clique aqui.

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart