Foto em Pauta | Exposição Transoeste

24/10/18 - 02/02/19

CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais | Av. Afonso Pena, 737. Centro. Belo Horizonte

Créditos: José Medeiros

De 24 de outubro a 2 de fevereiro, a CâmeraSete recebe a exposição Transoeste, um recorte dos trabalhos exibidos na última edição do Foto em Pauta do Festival de Fotografia de Tiradentes.

A mostra é resultado de uma viagem dos fotógrafos e curadores da exposição Bruno Magalhães, Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David pela região Centro-Oeste em busca de imagens de fotógrafos da região. Os fotógrafos se aventuraram como na literatura de Jack Kerouac: pela estrada. Em uma viagem de doze dias pelas quatro capitais do Centro-Oeste brasileiro, os artistas percorreram 4.500 quilômetros em busca de imagens que foram reunidas na exposição TRANSOESTE, parte da 8ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, que aconteceu na segunda semana de março de 2018.

Créditos: Weimer Carvalho

A mostra chega agora à Câmera Sete – Casa de Fotografia de Minas Gerais, e as 114 imagens, um livro fotográfico e um vídeo podem ser visitados pelo público da capital até o dia 12 de janeiro do próximo ano. Os fotógrafos, que trabalharam em um processo curatorial intenso, analisaram mais de 65 portfólios, buscando fotografias de artistas locais com trabalhos de expressão pessoal livre.

Créditos: Michelle Bastos

Dentre os 65 portfólios recebidos pelos curadores, foram selecionadas obras de 11 fotógrafos do Distrito Federal, seis do Mato Grosso do Sul, quatro do Mato Grosso, e quatro de Goiás – totalizando 25 artistas, das mais variadas idades e formações. Destacam-se as obras de José Medeiros (MT), fotografia de um peão ao lado de sua cabeça de boi; de Michelle Bastos (DF), que busca a poética das pinturas em paredes ordinárias, focando nas dualidades formadas por diferentes cores de tintas; de Ton Salles (MS), que utiliza da manipulação digital de seus autorretratos para formar imagens oníricas e carregadas de significados; de Cecilia Araújo (GO), que registra as marcas de ferro feitas para sinalizar o gado; e de Jonas Barros (MT), que brinca com a imagem de sua própria sombra pelo chão do sertão e da mata central brasileira.

Créditos imagem de destaque: Jonas Barros

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

Informações

Local

CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais | Av. Afonso Pena, 737. Centro. Belo Horizonte

Horário

Terça a sábado, 9h30 às 21h

Classificação

LIVRE

Informações para o público

(31) 3236-7400