INSCRIÇÕES ABERTAS | 23º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

30/04/21 - 13/06/21

www.shortfilmdepot.com | www.festivaldecurtasbh.com.br

A Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), por meio do Cine Humberto Mauro, abrem inscrições para o 23º FESTCURTASBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil. Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2020 ou 2021 têm do dia 30 de abril de 2021 (sexta-feira) até 13 de junho de 2021 (domingo) para se inscrever. O edital do Festival segue disponível abaixo, e também no site do FESTCURTASBH e no site da APPA.

EDITAL 07/2021 | 23º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE (FESTCURTASBH)

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas exclusivamente através da plataforma on-line Shortfilmdepot ou pelo site do Festival FESTCURTASBH. Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de outubro de 2021 (segunda-feira), e a realização do Festival segue programada para o período de 4 de novembro (quinta-feira) até 14 de novembro (domingo) de 2021, no Cine Humberto Mauro e/ou em plataforma virtual de exibição.

Diversidade de temas e linguagens

Além das tradicionais Mostras Competitivas – Minas, Brasil e Internacional, o Festival conta com as Mostras Paralelas e Especiais, com diferentes propostas temáticas e estéticas. A programação também contará com sessões com recurso de acessibilidade e debates que pensam a crítica cinematográfica a partir de perspectivas múltiplas.

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela produção do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a Comissão de Seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FESTCURTASBH.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um Júri Oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de Prêmio no valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Além dos prêmios oficiais do Júri, todos os filmes que participam de mostras competitivas e não-competitivas concorrem ao prêmio do Júri Popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$3.000,00 (três mil reais). Para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre o edital, comunicar pelo e-mail programacao@festcurtasbh.com.br, pelo telefone +55 31 3236-7367, ou pelo site do Festival.

O 23º FESTCURTASBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte é realizado pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado,  e correalizado pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinado pela Cemig e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Codemge, da Embaixada da França, da Aliança Francesa de Belo Horizonte, e da MGS, viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

O FESTCURTASBH

Em edição totalmente on-line e gratuita, o 22º FESTCURTASBH, realizado em 2020, foi grande destaque na programação da Fundação Clóvis Salgado. A última edição inaugurou a plataforma CineHumbertoMauroMais, site exclusivo criado para abrigar as ações virtuais do Cine Humberto Mauro. Na ocasião, o Festival recebeu 2.588 inscrições: 2.146 internacionais (de 132 países) e 442 brasileiras. Na programação foram representados 34 países e 12 estados brasileiros, garantindo um lugar de destaque para 19 produções realizadas em Minas Gerais.

Neste ano o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH chega à 23ª edição, consolidando-se como uma das iniciativas mais importantes de estímulo à produção e difusão audiovisual em Minas Gerais. Fruto de uma intensa política pública do Governo de Minas e da Fundação Clóvis Salgado, que celebram a linguagem do curta-metragem em seus diversos desdobramentos, o festival tem sido, ao longo dos anos, terreno fértil para debater as múltiplas vertentes criativas do cinema.

Ano após ano, o festival se reinventa e abre espaço para novas discussões, tendo o próprio fazer cinematográfico como ponto de partida e convergência. Com a realização de mais um FESTCURTASBH, a FCS mantém efetiva a inserção do Cine Humberto Mauro no cenário internacional do cinema, na cadeia produtiva, criativa, de diálogo e de acesso ao curta-metragem, linguagem esta que, a cada dia, se reafirma como uma verdadeira vitrine para novos cineastas, novas linguagens e discussões.

www.shortfilmdepot.com | www.festivaldecurtasbh.com.br