Fundação Clóvis Salgado publica Balanço Anual com ações realizadas e resultados de 2020

31/12/21

Fundação Clóvis Salgado 50 anos | (1970-2020)

Palácio das Artes | Foto: Paulo Lacerda

Em 2020, a Fundação Clóvis Salgado começou a escrever um novo e fundamental capítulo em sua já cinquentenária história. Diante de um cenário de pandemia extremamente desafiador, a Instituição conseguiu não só manter suas diretrizes de atuação e democratização do acesso à cultura, mas ampliar seu impacto humano e social, por meio do programa de Mediação Cultural que já estava sendo implantado desde 2019, com forte utilização dos meios digitais.

A partir da suspensão das atividades presenciais em meados de março de 2020, foi criado o bem-sucedido projeto #PalácioEmSuaCompanhia, que ofertou conteúdo cultural inédito em plataformas virtuais. Foram impactadas diretamente mais de 1,4 milhão de pessoas com as atividades artísticas digitais e presenciais (jan, fev, mar, nov e dez).

Para registrar todas as atividades e os resultados alcançados, foi elaborado o “Balanço Anual FCS 2020”. Na abertura, a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, destaca os desafios e ações da instituição em 2020. “No ano em que comemoramos o cinquentenário dessa importante instituição cultural do país, descentralizamos o conteúdo artístico, formamos novos públicos e ampliamos a interatividade e os vínculos com a sociedade. Algumas conquistas serão legados para a Instituição e para o público, como o diálogo intenso com o universo digital, a convivência desse universo com a insubstituível fruição presencial e a ênfase na transversalidade de linguagens”, comemora.

O documento abrange temas como “Desenvolvimento de Público”, que apresenta as ações presenciais e virtuais como o projeto #PalácioEmSuaCompanhia, a Temporada de Ópera On-line, além dos destaques dos Corpos Artísticos (Orquestra Sinfônica, Coral Lírico e Cia. de Dança), do Cine Humberto Mauro, das Artes Visuais e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart.

No item “Gestão e Impacto Social”, são abordadas questões fundamentais para a instituição como as ações de enfrentamento à Covid-19; a realização do Programa SER MELHOR, que buscou refletir sobre saúde e bem-estar no ambiente de trabalho; e o Intercâmbio Latino-Americano, em que a FCS passa a ser uma das instituições associadas da Ópera Latinoamérica (OLA), entidade criada em 2007, que reúne representantes dos teatros de ópera da América Latina e da Espanha. O Balanço Anual FCS 2020 ainda destaca temas importantes como “Impacto Digital e de Comunicação” e “Patrocinadores e Parceiros Estratégicos”, entre outros.

Fundação Clóvis Salgado 50 anos | (1970-2020)