Há tempos que não me sentia tão

10/10/19 - 13/10/19

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro, Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes, recebe o espetáculo Há tempos que não me sentia tão.

Considerada por muitos como a melhor contista da literatura inglesa, Katherine Mansfield (1888–1923) criou contos extraordinários, publicados entre 1915 e 1922, e inspirou grandes nomes, como Virginia Woolf, que se referiu a autora como a única escritora por cujo talento se sentia ameaçada.

Cena de HÁ TEMPOS NÃO ME SENTIA TÃO (crédito: Catarina Paulino)

O conto “A casa de bonecas” é um exemplo do estilo cheio de sutilezas que seduziu o olhar de Woolf. Tendo crianças como personagens principais, o conto mostra, de um lado, o mundo adulto do culto das aparências, distinções sociais, preconceitos e exclusão, e, ao mesmo tempo, a inocência de corações que ainda acreditam na humanidade. Teatralizar lembranças assim para apaziguar o tempo fizeram Cynthia Paulino escrever e dirigir “Há tempos não me sentia tão”, nova montagem da Companhia Teatro Adulto que estreia no dia 10 de outubro em Belo Horizonte.

“Reconheço esse lugar assombrado de minha infância”, revela Cynthia. “Muitas vezes, antes de dormir, pensava ‘vou ler só até aqui’, mas perdia o sono. Chorei muito porque entrei numa espiral de tempo, sei lá. É tudo muito triste, mas também bonito demais. Agridoce”, resume.

Para o elenco, Cynthia convidou atrizes que tinham a mesma urgência de superação. “Tenho uma história pessoal com cada uma delas. Sabia de suas urgências que trariam força para a narrativa. Além disso, quero ver mais mulheres em cena, juntas. Foi um processo que exigiu valentia. Tivemos no meio de tudo ansiedades e até um câncer, mas superamos. Juntas. Sempre juntas”.

Cena de HÁ TEMPOS NÃO ME SENTIA TÃO (crédito Catarina Paulino)

 

SOBRE A CIA. TEATRO ADULTO

A Companhia Teatro Adulto cria e produz espetáculos desde 1996. Destacam-se: “A Morte de DJ em Paris” (1999), “A Falecida” (2004), “Fala Comigo Como a Chuva” (2008), “A Última Canção de Amor Deste Pequeno Universo” (2010), “Entre Nebulosas e Girassóis” (2013), “Coisas Boas Acontecem de Repente” (2016), “Horror Vacui Hamlet” (2016) e “Homem-Bomba” (2018).

SOBRE CYNTHIA PAULINO

Cynthia Paulino é atriz, diretora, produtora, figurinista e professora de teatro. É fundadora e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). Venceu os prêmios USIMINAS/SINPARC e SESC/SATED-MG 2004 de melhor atriz por “A Falecida”, com

direção de Carlos Gradim, e Prêmios Bonsucesso e SESC/SATED-MG 1999 por “Futuro do Pretérito”, com direção de Pedro Paulo Cava. Dirigiu “Fala comigo como a chuva”, eleito pela crítica nacional como o melhor espetáculo da Mostra Fringe do Festival de Curitiba 2009, e “Horror Vacui Hamlet”, destaque no FIT BH 2016 e no VAC 2017, entre outros. Em 2016, estreou “Coisas Boas Acontecem de Repente”, solo em que atua e que também escreveu e dirigiu. Integra com seu solo a turnê “Adultos em Cena” ao lado de outro solo de sua autoria, “Homem-Bomba”. É professora de interpretação e de teoria e pesquisa da Escola de Teatro PUC Minas.

HÁ TEMPOS NÃO ME SENTIA TÃO

SINOPSE

Três irmãs recebem de presente um brinquedo que causa um efeito transformador sobre elas e suas amigas da escola. Crianças que imitam adultos. Crianças que não se deixam “adultecer”. Livre adaptação do conto “A casa de bonecas”, de Katherine Mansfield.

FICHA TÉCNICA

HÁ TEMPOS NÃO ME SENTIA TÃO. Livre adaptação do conto “Casa de bonecas”, de Katherine Mansfield.

Texto, figurinos e direção: Cynthia Paulino

Elenco: Bella Michielini, Izabella Azevedo e Samara Martuchelli.

Iluminação e produção executiva: Luiz Arthur

Maquiagem: Linda Paulino

Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli

Fotos: Catarina Paulino

Realização: Companhia Teatro Adulto

Informações

Local

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

10, 11 e 12 de outubro | 20h

13 de outubro | 19h

Duração

1h

Classificação

16 anos

Informações para o público

31 3236-7400