História Permanente do Cinema Especial

22/06/20 - 29/06/20

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

Um filme de cada diretor da mostra Clássicos do Cinema Japonês terá uma sessão ao vivo do História Permanente do Cinema Especial, transmitida pelo Canal da FCS no YouTube, com comentários após a exibição. Os filmes escolhidos para as sessões são Era uma Vez em Tóquio (1953), de Yasujiro Ozu, Contos da Lua Vaga (1953), de Kenji Mizoguchi, Relâmpago (1952), de Mikio Naruse, e Carta de Amor (1953), de Kinuyo Tanaka. As sessões acontecerão sempre às 17h, nos dias 22, 24, 26 e 29 de junho. O programa integra o projeto Palácio em Sua Companhia, e tem o objetivo de continuar garantindo ao público o repertório do Cine Humberto Mauro durante o período de isolamento social, de forma acessível e segura. Este evento possui correlização da Appa – Arte e Cultura.

PROGRAMAÇÃO HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA ON-LINE

Diego Silva Sousa

Era uma vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu (Tôkyô Monogatari, JAP, 1953) | 10 anos | 136’

Sinopse: Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém, os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.

Data: 22 de junho de 2020 (segunda-feira)

Transmissão: Canal da FCS no YouTube

Comentarista: Diego Silva Souza, jornalista e crítico de cinema. Em 2020 compôs o Júri Jovem da Mostra Olhos Livres da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e atualmente faz parte da curadoria do 9° CineCipó – Festival de Filme Internacional de Filme Insurgente e da Comissão Julgadora da 2ª Mostra de Curtas Cinecubo.

Yasmine Evaristo

Contos da Lua vaga, de Kenji Mizoguchi (Ugetsu Monogatari, JAP, 1953) | 12 anos | 97’

Sinopse: Japão, século XVI. A guerra civil destrói casas e famílias, transforma os homens, cada vez mais brutalizados. Genjuro e Tobei querem o lucro e a glória, o primeiro produzindo cerâmicas, o segundo projetando ser samurai.

Data: 24 de junho de 2020 (quarta-feira)

Transmissão: Canal da FCS no YouTube

Comentarista: Yasmine Evaristo, graduanda em Letras pelo CEFET-MG, graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, presquisa a representação e representatividade da população negra no cinema, produtora de conteúdo para os canais Entrando Numa Fria e Clube da Poltrona.

João Paulo Campos

Relâmpago, de Mikio Naruse (Inazuma, JAP, 1952) | Livre | 87’

Sinopse: Kiyoko (Hideko Takamine) é uma jovem que trabalha como guia turística em Tokyo. Kyoko deseja algo mais da vida do que um casamento negociado pela família, o que desagrada muito sua mãe e gera muitos conflitos.

Data: 26 de junho de 2020 (sexta-feira)

Transmissão: Canal da FCS no YouTube

Comentarista: João Paulo Campos, crítico, pesquisador e programador de cinema. Estuda as aparições das cidades do DF nos filmes de Adirley Queirós na FFLCH-USP. Entre 2016 e 2020, foi redator da revista de cinema Rocinante (MG).  Trabalhou como curador e assistente de curadoria de mostras, cineclubes e festivais.. Atualmente integra o grupo de programadores do cinecubo IAB-SP, cineclube do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo. É pesquisador associado ao Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP) e faz parte do coletivo Zagaia (SP), colaborando na edição e redação da Zagaia em Revista – periódico dedicado a discussões sobre arte e política.

Thaiz Araujo Freitas

Carta de Amor, de Kinuyo Tanaka (Koibumi, JAP, 1953) | 12 anos | 98’

Sinopse: Cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Reikichi Mayumi, um homem triste e perturbado, encontra um novo emprego: escrever cartas de amor para outras pessoas. Suas ideias sobre o amor e seus princípios pessoais serão testados quando ele se reencontra com Michiko, sua ex-namorada, uma mulher com um passado sombrio marcado pela guerra e a posterior ocupação de seu país por parte das forças militares norte-americanas. Este clássico melodrama marca a estreia da grande atriz japonesa Kinuyo Tanaka na direção.

Data: 29 de junho de 2020 (segunda-feira)

Transmissão: Canal da FCS no YouTube

Comentarista: Thaiz Araujo Freitas, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa em cinema e audiovisual. Bacharela em Artes e Design e em Cinema e Audiovisual, ambos pela UFJF. Dirigiu o curta-metragem “A Fita” (2015), exibido na 20° Mostra de Cinema de Tiradentes na categoria Mostra Cena Regional (2017). Atualmente participa dos grupos de pesquisa ENTELAS e também do projeto de extensão Cineclube Movimento (IAD/UFJF). Tem como pesquisa o cinema e suas hibridizações enquanto linguagem artística a partir da obra audiovisual do cineasta e artista visual Harun Farocki.

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube