História Permanente do Cinema Especial | Cinema e Psicanálise

31/07/20 - 28/08/20

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

A Fundação Clóvis Salgado retoma, por meio do Cine Humberto Mauro, a aclamada mostra Cinema e Psicanálise, parceria entre a FCS e a Escola Brasileira de Psicanálise. O filmes escolhidos para as sessões, no dia 31 de julho e no dia 28 de agosto (sextas-feiras), às 17h, são O Gabinete do Dr. Caligari (1920) e M, o Vampiro de Dusseldorf (1931), respectivamente. A exibição dos longas foi adaptada ao formato on-line e será transmitida ao vivo no Canal da FCS no Youtube.

A primeira sessão, no dia 31 de julho, será seguida de comentários de Musso Greco, psiquiatra e psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise – EBP e da Associação Mundial de Psicanálise – AMP, com mediação da psicanalista Lúcia Grossi. Esta sessão possui correalização da Appa – Arte e Cultura. A transmissão do longa O Gabinete do Dr. Caligari, do diretor Robert Wiene, inaugura a temática da mostra on-line Expressionismo Alemão, que tem estreia marcada para o dia 7 de agosto de 2020 e reunirá 13 longas-metragens de um dos movimentos cinematográficos mais influentes da história das artes. O longa comentado no dia 28 de agosto, M, o Vampiro de Dusseldorf, terá comentarista divulgado em breve.

PROGRAMAÇÃO | CINEMA E PSICANÁLISE

31/07 | sexta-feira | 17h

O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (Das Kabinett des Doktor Caligari, ALE, 1920) | 10 anos | 86’

Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

Comentários:

Musso Greco. Divulgação

Musso Greco – Psiquiatra e psicanalista, membro da EBP-Escola Brasileira de Psicanálise e da AMP-Associação Mundial de Psicanálise, com mestrado em Psicologia e doutorado em Ciências da Saúde pela UFMG. Atualmente, como sócio-fundador da O.S.C. AIC-Agência de Iniciativas Cidadãs, coordena o projeto psicossocial Desembola na Ideia, voltado ao atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Lúcia Grossi. Divulgação

Lúcia Grossi – Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP); formada em Psicologia pela UFMG; mestre em Filosofia pela UFMG; Doutora pela Université Paris 7, no Departamento de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Publicou o livro “O Conceito de repetição em Freud”, Editora Escuta, 2002.

28/08 | sexta-feira | 17h

M, o Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang (M, ALE, 1931) | 12 anos | 109′

Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer, então, um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos e é acusado de ter quebrado a ética do submundo.

Comentários:

Juliana Meireles Motta. Divulgação

Juliana Meireles Motta – Psicanalista. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise/AMP.
Sessão com mediação de Lúcia Grossi.

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube