História Permanente do Cinema Especial | Mostra Instante Suspenso

01/03/21 - 08/03/21

Plataforma cinehumbertomauroMais | (www.cinehumbertomauromais.com)

A Fundação Clóvis Salgado anuncia a programação de debates da sessão História Permanente do Cinema Especial com os diretores premiados pelo 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de estímulo ao curta-metragem de baixo orçamento. As sessões serão mediadas por Luís Fernando Moura, curador e programador, e Ursula Rösele, doutora e pesquisadora, membros da Comissão de Seleção do Prêmio, e por Bruno Hilário, curador e gerente do Cine Humberto Mauro.

Os bate-papos das sessões 1, 2, 3 e 4 acontecerão nos dias 01/03 (segunda-feira), 03/03 (quarta-feira), 05/03 (sexta-feira) e 08/03 (segunda-feira), respectivamente. As transmissões dos debates serão feitas pela plataforma CineHumbertoMauroMAIS, sempre às 19h. O bate-papo do dia 08/03 (segunda-feira) terá tradução em libras.

 

Programação: 

  • Debate Sessão 1 | 01/03 | Mediação: Ursula Rösele

Curtas e diretores: Olhos de Erê, de Luan Manzo e Bruno Augusto Alves Vasconcelos (Belo Horizonte – MG), O Elixir, de Marina Sandim e Lucas Campolina Carvalho Silva (Belo Horizonte – MG), Eu acho que eu não quero voltar pra casa, de Marcela Sílvia dos Santos (Belo Horizonte – MG), colhia o tempo que nem laranja no pé, de Layla Caroline Braz (Belo Horizonte – MG), e Instantes, de Denise Flores (Belo Horizonte – MG);

 

  • Debate Sessão 2 | 03/03 | Mediação: Luís Fernando Moura

Curtas e diretores: DOIS, de Guilherme Moreira Jardim e Vinicius Fockiss (Belo Horizonte – MG), Até Depois do Fim do Mundo, de Bruna Maynart Fernandes (Belo Horizonte – MG), Determino Coragem, Coragem, de Cristiano Araujo e André Victor (Belo Horizonte – MG), MÉTODO, de Maria Inês de Castro Peixoto (Belo Horizonte – MG), e Buraco de Afundar, de TARDA (Sara Alves Braga, Julia Baumfeld, Victor Galvão, Paola Rodrigues e Randolpho Lamonier, de Belo Horizonte – MG);

 

  • Debate Sessão 3 | 05/03 | Mediação: Ursula Rösele

Curtas e diretores: Carta, de Ralph Antunes Silva (Belo Horizonte – MG), Revide, de Victor Ribeiro Guimarães (Belo Horizonte – MG), Dinheiro, de Sávio Leite e Silva e Arthur B. Senra (Belo Horizonte – MG), SER, de Denise Patricia dos Santos (Belo Horizonte – MG) e É Isso!, de Rúbia Bernardes Nascimento (Uberlândia – MG);

 

  • Debate Sessão 4 | 08/03 | Mediação: Bruno Hilário | Tradução em libras

Curtas e diretores: Temos muito tempo para envelhecer, de Bruna Schelb Corrêa (Cataguases – MG), Órbita, de Catapreta e Daniel Nunes Coelho (Belo Horizonte – MG), Eu vi nos seus olhos, da janela, eu vi, que era o fim, de Larissa de Freitas Muniz (Betim – MG), Silêncio, de Maria Leite Fontes (Belo Horizonte – MG) e Drama Queen, de Gabriela Luiza de Souza Padula Salles (Belo Horizonte – MG).

 

A Mostra Instante Suspenso, da Fundação Clóvis Salgado, BDMG E BDMG Cultural, é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pelo Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura / Governo Federal, pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerias, Fundação Clóvis Salgado, BDMG e BDMG Cultural e tem a APPA – Arte e Cultura como correalizadora. A Fundação Clóvis Salgado conta com o patrocínio Master da CEMIG e do INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores).

 

Debatedores:

 

 

Bruno Hilário Pereira – Graduado em Cinema e Audiovisual. É gerente curador do Cine Humberto Mauro, principal cinema público de Minas Gerais. Participa desde 2009 da equipe de produção do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FESTCURTASBH), sendo coordenador geral do evento, que chega a sua 23 edição em 2021. Foi um dos produtores executivos do filme Nimuendajú (longa-metragem, 80 minutos, 4k, Salic: 100264), produzido pela ANAYA Produções Culturais e coproduzido pela Promenades Films (França) e CineZebra (Alemanha) e Apus (Peru). Foi produtor da série Felicidade, contemplada no edital FSA PRODAV 04/2013. É produtor executivo do longa-metragem Fragilidades, produzido pela Tauma e dirigido pela cineasta Paula Santos (em etapa de desenvolvimento). É Um dos coordenadores e idealizadores do edital Prêmio BMDG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento, com seis edições lançadas. Participou da comissão de seleção de editais de fomento ao cinema da CODEMGE, EXIBE MINAS e atualmente integra a COPEFIC (Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura) para análise de propostas encaminhadas à Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Fundo Estadual de Incentivo à Cultura, representando o poder público. Ator e Produtor em diversos espetáculos teatrais produzidos pela Companhia de Teatro de Belo Horizonte.

 

 

Luís Fernando Moura – Curador e pesquisador de cinema. Coordenador de programação do Janela Internacional de Cinema do Recife desde 2015, colaborou com comissões internacionais do FestCurtasBH (2017-2019) e do forumdoc.bh (2018) e foi cocurador de mostras como Brasil Distópico (2017) e L.A. Rebellion (2017-2019). Graduado pela UFPE, é mestre e doutorando pelo PPGCOM-UFMG. Desde 2020 mantém fuga, projeto de curadoria de filmes online. Integra o Cineclube Comum.

 

 

 

 

 

 

Ursula Rösele – Doutora em Cinema (Belas Artes/UFMG) e Mestre em Comunicação (FAFICH-UFMG). Durante o seu mestrado estudou a performance no documentário contemporâneo (em específico o filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho), e no Doutorado estudou a apropriação da imagem videográfica para o cinema, a partir da obra de Michael Haneke. Foi crítica de cinema pela Revista Eletrônica Filmes Polvo – cobriu diversos eventos de cinema, dentre eles as mostras de Tiradentes, Ouro Preto, Forumdoc.bh e o Festival de Cannes (2007-2013). Foi membro da comissão de seleção da Competitiva Brasileira do Forumdoc.bh em 2010, membro do Júri da Competitiva Brasileira do FestcurtasBH em 2011, e comissão de seleção das Competitivas Brasileira e Internacional do FestcurtasBH em 2012, 2013 e 2014. Trabalhou como assessora da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado (BH/MG) entre os anos de 2011 e 2013. Trabalha com produção cultural, tradução e legendagem. Compôs a coordenação do Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário (2014, 2016, 2017) e a curadoria do festival (2018). Atuou como docente no Centro Universitário UNA (Graduação) de 2013 a 2020. É escritora e publica seus textos no site www.meusanareagua.com e @meusanareagua.

 

 

 

Informações

Local

Plataforma cinehumbertomauroMais | (www.cinehumbertomauromais.com)

Horário

19h