Resultado | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

25/06/19 - 08/09/20

Fundação Clóvis Salgado, BDMG e BDMG Cultural

 

O BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado divulgam o resultado do 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento. Dentre 152 propostas recebidas, 20 filmes foram contemplados com o Prêmio, e 10  filmes foram classificados para a lista de suplentes. Esta edição foi adaptada para uma nova modalidade de execução diante da situação de enfrentamento da COVID-19, e propõe a temática norteadora Instante Suspenso: narrativas de um tempo de isolamento, buscando novas reflexões sobre os desafios do tempo presente e retratos históricos deste momento.

O Edital tem como objetivo premiar e estimular a cadeia produtiva voltada para profissionais independentes do cenário audiovisual mineiro, e integra o Projeto Arte Salva, iniciativa do Governo de Minas Gerais que reúne uma série de ações de apoio às cadeias produtivas da Cultura e Turismo. A Comissão de Seleção do Prêmio foi composta por André Novais (cineasta e roteirista), Luís Fernando Moura (curador e programador) e Ursula Rösele (doutora e pesquisadora). Informamos que as lista de contemplados é estabelecida por ordem de inscrição, e a lista de suplentes, por ordem de classificação. Os 10 filmes listados como suplentes receberão certificado de Menção Honrosa e, caso seja de interesse do proponente, poderão ser exibidos na mostra a ser realizada posteriormente. 

 

Resultado do Prêmio

Lista de Contemplados e Suplentes | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento 

Carta da Comissão de Seleção | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

 

As inscrições para o 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento aconteceram até o dia 10 de agosto de 2020. Os candidatos realizaram a inscrição de um curta-metragem inédito e finalizado, produzido em condição de isolamento social, contando com uma estrutura mais simplificada de produção – as filmagens podem ser feitas inclusive por aparelhos celulares. A nova edição aumenta o número de curtas-metragens premiados para 20, com premiação no valor de R$ 6.000,00 cada e duração máxima de 10 minutos. O resultado da premiação é divulgado no dia 8 de setembro de 2020, conforme Retificação nº1.

A decisão de conceder o prêmio a obras já finalizadas tem o objetivo de encurtar o tempo de produção – estimulando a criação de filmes mais exequíveis para a realidade de quarentena e também acelerando o processo do recebimento do recurso disponível para a ação. “O Edital de curtas-metragens de baixo orçamento está em sua 6ª edição, e entendemos – BDMG Cultural e FCS – que era preciso adapta-lo à realidade do momento e, mais do que isso, refletir sobre ela. É uma oportunidade não somente de ampliar a participação de produtores de audiovisual em relação a edições anteriores, mas também de produzir um registro histórico e artístico do tempo de isolamento social e crise sanitária que estamos vivendo em 2020”, ressalta Gabriela Moulin Mendonça, diretora-presidente do BDMG Cultural.

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, o novo formato do Edital será fundamental para fomentar a cadeia produtiva do audiovisual e realizadores mineiros em tempos profissionalmente incertos como vivemos agora. “Buscamos criar novos modelos de produção e formas de interação em toda a programação do Cine Humberto Mauro e nos editais de fomento ao audiovisual, de acordo com a realidade social de isolamento. É necessário torna-los acessíveis, com o intuito de estimular, apoiar e desenvolver o setor e as produções independentes do cenário audiovisual”, destaca.

 

Inscrições e seleção

Poderão concorrer ao 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento como proponentes apenas pessoas jurídicas, incluindo MEI, cujos sócios ou responsáveis legais sejam profissionais do setor audiovisual residentes em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente a partir do preenchimento de formulário online, cujo link está disponível também no site do BDMG Cultural. Os proponentes poderão inscrever apenas uma proposta cada, e devem anexar ao formulário a documentação solicitada no Edital. Qualquer dúvida relativa ao 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento deve ser enviada exclusivamente para o e-mail premiobdmgculturalfcscurta@gmail.com. As respostas serão respondidas de acordo com a demanda da equipe de produção do Prêmio

A análise e seleção das propostas inscritas serão feitas por uma Comissão de Seleção, especialmente indicada para esse fim, pelo BDMG Cultural e pela FCS. O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que utilizem criativamente de meios de produção a baixo custo; a relevância conceitual; a inovação; o impacto social e cultural; e a pertinência ao tema proposto.

Todos os 20 filmes premiados serão exibidos em plataformas on-line e em mostras gratuitas e presenciais no Cine Humberto Mauro. As exibições presenciais serão realizadas tão logo as instruções para o enfrentamento do COVID-19 determinarem os protocolos sanitários para a realização segura de tal atividade.

 

Acessibilidade

Como proposta de acessibilidade, é lançada uma versão com Audiodescrição do Edital e da Notícia de Abertura das Inscrições. As versões acessíveis dos 20 curtas-metragens selecionados serão disponibilizadas em plataformas on-line, ampliando o acesso ao conteúdo.

 

História do Prêmio

Criado em 2013, o Prêmio é uma parceria entre a FCS e o BDMG Cultural, que visa incentivar a produção audiovisual em Minas Gerais ao oferecer aos realizadores a possibilidade de desenvolver novas propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de baixo custo e fácil acesso para sua produção. O Prêmio nasceu com o objetivo de complementar o estímulo à cadeia produtiva do audiovisual pela FCS, com apoio à produção, que se juntou à difusão, promoção e formação já incorporados na atuação do Cine Humberto Mauro e das atividades formativas do BDMG Cultural. Ao logo das últimas 5 edições o Prêmio reconheceu realizadores mineiros e viabilizou curtas-metragens que foram premiados em festivais nacionais e internacionais e tiveram diálogo com o FestCurtas BH.

 

Acesse:

Edital | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento

Retificação nº 1, publicada em 31 de agosto de 2020 | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento

Formulário de Inscrição | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento

Áudio do Edital | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

Áudio da Notícia de Lançamento | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

Esclarecimento de Dúvidas | premiobdmgculturalfcscurta@gmail.com

Resultado | Lista de Contemplados e Suplentes | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

Carta da Comissão de Seleção | 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento

 

 

 

Informações

Local

Fundação Clóvis Salgado, BDMG e BDMG Cultural