Resultado Final | Cursos de Extensão do Cefart | Escola de Artes Visuais

21/10/18 - 28/10/20

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart

A Fundação Clóvis Salgado abre o processo seletivo para os Cursos de Extensão gratuitos da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Ao todo são oferecidas 60 vagas, e os candidatos devem preencher o formulário de inscrição até o dia 28 de outubro de 2020 (quarta-feira). Como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), os Cursos de Extensão serão ofertados na modalidade de aulas remotas (on-line). Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

As aulas remotas serão realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual. É responsabilidade do estudante dispor dos equipamentos e da conexão necessária para participar dos cursos. Poderão ser utilizados mecanismos de webconferência, por meio de plataformas online como ZoomGoogle Meet e Skype.

Processo Seletivo Simplificado 05/2020

As aulas remotas serão ministradas nas modalidades síncronas e assíncronas: aulas remotas síncronas são aquelas em que professores/as e estudantes estarão conectados/as no mesmo momento,  para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas por meio de webconferências, para concluírem o objetivo da aula. Aulas remotas assíncronas são aquelas em que professores/as e estudantes estarão desconectadas, ou seja: não é necessário que os estudantes e professores estejam online no mesmo momento para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado.

Processo seletivo: As vagas serão preenchidas por ordem de matrícula. O resultado contendo a relação das/os candidatas/os matriculadas/os estará disponível nessa página a partir das 18h do dia 29 de outubro 2020.

 

Cronograma do Processo Seletivo

Inscrições: De 21 a 28 de outubro de 2020

Processo Seletivo: O preenchimento das vagas será por ordem de matrícula

Resultado | Acesse aqui

Início das aulas: a partir de 10 de novembro de 2020.

 

Cursos 

Ideias sobre arte: Objetos (30 vagas)

Docente: Daniela Penna Nocchi

Carga horária total do Curso: 9h/aulas

Período de Realização do Curso: 11/11 a 25/11/2020

Dia e horário: Quartas, às 16h

Curso em modalidade de aula remota assíncrona: professores/as e estudantes estarão desconectadas, ou seja: não é necessário que os estudantes e professores estejam online no mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado.

Ementa: O curso pretende abordar artistas que refletem sobre o uso de objetos do cotidiano em seu fazer artístico. Através de imagens, vídeos, textos e áudios os estudantes serão convidados a discutir a percepção cotidiana dos objetos ampliando o conhecimento em arte contemporânea.

Conteúdo Programático:

  • Artes visuais como campo de conhecimento;
  • Apresentar artistas e obras que discutem o cotidiano e a relação com os objetos;
  • Objetos representados e apresentados nas artes visuais;
  • Repensar um objeto: possíveis ampliações da nossa percepção cotidiana com os objetos;

Acesse o formulário de Inscrição para o curso “Ideias sobre arte: Objetos”

 

Performance – História, conceitos e contextos (30 vagas)

Docente: Giovane Diniz

Carga horária total do Curso: 10h/a

Período de Realização do Curso: 10/11 a 08/12

Dia e horário: Terças, 21h às 22h40

Curso em modalidade de aula remota síncrona: professores/as e estudantes estarão conectados/as no mesmo momento,  para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas por meio de webconferências, para concluírem o objetivo da aula.

Ementa: O curso pretende introduzir o conceito de Performance abordando a história, contextos e características dessa modalidade artística.

Conteúdo Programático:

  • História da performance;
  • Contextos e conceitos norteadores;
  • Happening;
  • Movimento Fluxus;
  • Body art;
  • História da performance no Brasil, principais artistas;
  • Performance urbana;
  • Contextos e conceitos;
  • Foto-perfomance;
  • Vídeo performance.

Acesse o formulário de Inscrição para o curso “Performance – História, conceitos e contextos”

 

Informações

Local

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart