Processo Seletivo | Cursos de Extensão do Cefart | Escola de Música

21/08/19 - 21/09/20

Ministrados por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual, YouTube e Instagram da FCS

A Fundação Clóvis Salgado abre o processo seletivo para os Cursos de Extensão gratuitos da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Ao todo são oferecidas 130 vagas, e os candidatos devem preencher o formulário de inscrição até o dia 30 de agosto de 2020 (domingo). Como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), os Cursos de Extensão serão ofertados na modalidade de aulas remotas (on-line). Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

As aulas remotas serão realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual. É responsabilidade do estudante dispor dos equipamentos e da conexão necessária para participar dos cursos. Poderão ser utilizados mecanismos de webconferência, por meio de plataformas online como ZoomGoogle Meet e Skype.

 

Processo Simplificado 03/2020 | Cursos de Extensão em Música

 

Acompanhe as etapas do Processo Seletivo:

Inscrições: de 21 até 30 de agosto de 2020

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/gF6BPWProz8Vz9uH6

Cronograma dos exames: Acesse o Cronograma do Processo Seletivo

Avaliações: de 2 até 11 de setembro de 2020

Resultado Final: Acesse o Resultado Final

Matrícula: de 15 até 17 de setembro

Orientações para matrícula on-line: Para confirmação da vaga, as/os candidatas/os habilitadas/os deverão acessar o formulário de matrícula online e realizar o upload dos documentos solicitados no Processo Seletivo Simplificado 03/2020.

Acesse o formulário de matrícula referente ao seu curso:

Estudos para trompetistas de Carnaval

Fundamentos Técnicos para Trompetistas

Introdução à Análise e Composição Musical

Introdução à Instrumentação e Orquestração

Introdução ao Pensamento Crítico Musical

Regência de Bandas

Tuba e Eufônio – Fundamentos Técnicos e Estudo Diário do Instrumento

Caso encontre algum problema para preencher o formulário, encaminhe os documentos solicitados para matricula.cefart@fcs.mg.gov.br indicando no título do e-mail o curso que vai se matricular.

Início das Aulas: 21 de setembro de 2020

 

Seleção: Os candidatos serão avaliados em etapa única, constituída de entrevista, com pontuação de 100 pontos, onde os pré-requisitos para ingresso nos cursos serão avaliados pelos professores. As avaliações serão realizadas de 2 até 11 setembro de 2020, por meio da plataforma digital Google Meet, sendo de responsabilidade do estudante dispor dos equipamentos e da conexão necessária para participar do processo seletivo. O cronograma dos exames e o link de acesso à seleção serão disponibilizados nesta página, a partir das 18h do dia 1º de setembro de 2020.

Resultado e matrícula: O resultado contendo a relação dos candidatos habilitados para matrícula no curso estará disponível também nesta página, a partir das 18h do dia 14 de setembro 2020. Para confirmar a participação no curso, os candidatos habilitados deverão encaminhar, por meio digital, os documentos solicitados no Processo Simplificado, de 15 até 17 de setembro de 2020.

 

Cursos ofertados:

 

Estudos para trompetistas de Carnaval (10 vagas)

Docente: Marcos José Ferreira Rodrigues

Carga horária total: 10h/a

Período: 25/09 a 04/12

Dia e horário: Sextas, às 16h

Ementa: Introdução aos conceitos e técnicas essenciais para a performance no trompete e sua aplicabilidade no repertório carnavalesco. Técnicas de respiração; Postura e vibração labial; Fluência na coluna de ar e sonoridade; Flexibilidade (notas ligadas); Articulação (notas separadas); Afinação; Dinâmica; Escalas maiores; Arpejos; Como elaborar seu próprio plano de estudos do trompete; Aplicação dos conteúdos técnicos no repertório carnavalesco; Análise musical como ferramenta para na memorização do repertório; Encontro online para encerramento do curso.

Pré-requisito: Conhecimento básico da técnica do trompete (2 anos de prática aproximadamente). Ter domínio da leitura de partitura.

 

Fundamentos Técnicos para Trompetistas (20 vagas)

Docente: Pacífico Júnior

Carga horária: 20h/a

Período: 22/09 a 08/12

Dia e horário: Terças, às 18h

Ementa: Aborda os fundamentos técnicos necessários à performance do trompete na música de concerto. Análise e aplicação das diferentes metodologias de estudo no repertório da música de concerto. Alongamentos e Respiração; Postura; Vibração labial; Buzzing com Bocal; Emissão sonora; Notas Longas; Flexibilidade; Articulação; Repertório Solo; e Repertório de Orquestra.

Pré-requisito: Domínio intermediário do instrumento.

 

Introdução à Análise e Composição Musical (20 vagas)

Docente: Andersen Viana

Carga horária: 24h/a

Período: 22/09 a 08/12

Dia e horário: Terças, às 14h

Ementa: Esta matéria aborda os fundamentos da análise e composição musical que podem ser aplicados a qualquer gênero ou estilo. Destinado a quem possui pouca ou nenhuma experiência nesta área, Introdução à Análise e Composição Musical é oferecida a estudantes de música: instrumentistas, cantores (as), compositores, arranjadores, regentes, futuros professores de música. Tópicos a serem estudados: criação de melodias, estruturas de acompanhamento, as diversas harmonias existentes, diversos tipos de escalas, formas musicais simples e complexas, dentre outros tópicos de interesse.

Pré-requisito: Leitura musical, bom solfejo, ter estudado (ou ainda em processo) Teoria Elementar da Música, possuir ouvido musical e percepção sonora aguçada.

 

Introdução à Instrumentação e Orquestração (20 vagas)

Docente: Andersen Viana

Carga horária: 24h/a

Período: 24/09 a 10/12

Dia e horário: Quintas, às 14h

Ementa: Aborda os fundamentos da instrumentação e orquestração que podem ser aplicados a qualquer gênero ou estilo musical. Estudo dos aspectos artísticos e técnicos da Instrumentação e da Orquestração, suas particularidades expressivas, exemplos de orquestração em obras icônicas da música instrumental e vocal de diversos compositores e períodos, a partir de Mozart e Beethoven. Os instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo); As madeiras (flauta, oboé, clarineta [Bb] e fagote); Análises de variados tipos de orquestração em partituras, análise comentada – áudio e vídeo – de obras relevantes da história da música desde o período clássico até o século XX; Utilização da fábula educacional-musical “A Cigarra e a Orquestra” como ponto de partida e trabalho de referência.Início da estruturação da música ocidental.

Pré-requisito: Leitura musical, bom solfejo, ter estudado (ou ainda em processo) Teoria Elementar da Música, possuir ouvido musical e percepção sonora aguçada. Desejável estudo de “Harmonia”.

 

Introdução ao Pensamento Crítico Musical (20 vagas)

Docente: Andersen Viana

Carga horária: 24h/a

Período: 23/09 a 16/12

Dia e horário: Quartas, às 14h

Ementa: Aborda os fundamentos do pensamento crítico musical e poderá ser aplicada especificamente a toda e qualquer música já produzida. Estudo de variados instrumentos e vozes utilizadas na música, análises sonoras de variados tipos de interpretação de uma mesma obra, análise comentada – áudio e vídeo – de obras relevantes da história da história da música universal e brasileira, leitura e produção de textos críticos. Tópicos a serem estudados: os variados instrumentos e vozes utilizadas na música, análises sonoras de variados tipos de interpretação de uma mesma obra, análise comentada “áudio e vídeo” de obras relevantes da história da história da música universal e brasileira, leitura e produção de textos críticos. Períodos: música grega, medieval, renascentista, barroco, classicismo, romantismo,modernismo, atonalismo.

Pré-requisito: Ter afinidade com leitura e produção de textos. Ter ouvido musical e percepção sonora aguçada.

 

Regência de Bandas (20 vagas)

Docente: Gilson Silva

Carga horária: 20h/a

Período: 21/09 a 12/12

Turmas, dia e horário: Turma A – Segundas, às 20h | Turma B – Terças, às 18h | Turma C – Terças, às 20h | Turma D – Sábados, às 9h

Ementa: Vivência e estudo de bibliografias e técnicas para a condução do trabalho com bandas (sinfônicas, bandas de música, bandas escolares, etc.). O curso prevê foco integral na prática de bandas e buscará desenvolver no discente a consciência de um trabalho sistematizado, ressaltando o quanto este universo está amplamente ligado às novas linguagens composicionais. Aspectos históricos; O repertório para bandas; Repertório dos níveis 1 a 3; O Estudo da Partitura – análise e mecanismos para uma boa compreensão do discurso musical; Estudo do Gestual – Relações entre gesto e a sua ligação direta com o resultado sonoro proposto; e Orquestração.

Pré-requisito: Estar atuando ou ter atuado como regente de alguma banda (é necessário comprovação), possuir noções de harmonia, ter conhecimento básico em algum instrumento harmônico (piano, violão, etc).

 

Tuba e Eufônio – Fundamentos Técnicos e Estudo Diário do Instrumento (20 vagas)

Docente: Isaque Edson Macedo

Carga horária: 20h/a

Período: 21/09 a 07/12

Dia e horário: Segundas, às 17h

Ementa: Aprendizagem e desenvolvimento de habilidades técnicas requeridas na performance da Tuba e do Eufônio, visando a fundamentação e aprimoramento das práticas interpretativas pertinentes ao instrumento. História do instrumento, diferenças no desenvolvimento moderno; Respiração definições e ações da prática em conjunto; Atividades em conjunto de estudo da Sonoridade do instrumento; Aquecimento individual e em grupo; Definição e estudo sobre articulações básicas; Conhecendo a importância da prática de escalas; Conhecendo a importância e a necessidade do trabalho em naipe e em grupo; Tocando em conjunto; Abertura de instrumentista para tocar em classe; Prática em conjunto e registro do todo trabalho desenvolvido.

Pré-requisito: Noção Básica do Instrumento.

Informações

Local

Ministrados por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual, YouTube e Instagram da FCS