Fundação Clóvis Salgado lança novos cursos de Música, Dança e Teatro

08/04/21 - 21/04/21

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart

 

 

Para o ano letivo de 2021, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, amplia sua oferta de Cursos Regulares, ministrados pela plataforma exclusiva CEFART VIRTUAL. Nesse ano, quatro novos cursos foram implementados: Preparatório para Técnico em Dança, Regência de Bandas, Musicalização para Adultos e Laboratório de Investigação Cênica. A ampliação da oferta de cursos objetiva alcançar novos públicos, otimizando e difundindo o ensino remoto de qualidade para alunos e professores. Todo o processo seletivo será feito virtualmente, e as inscrições, que podem ser realizadas até o dia 21 de abril de 2021 (quarta-feira) através de formulário, não possuem taxa de inscrição. Ao todo, são ofertadas 409 vagas, distribuídas entre 16 cursos gratuitos das escolas de Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Tecnologias da Cena. Para consulta de editais, acesso aos formulários de inscrição e passo-a-passo do Processo Seletivo, clique aqui.

 

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL

O Processo Seletivo 2021 conta com uma importante ferramenta de acesso, o Programa de Inclusão Digital. A ação fornece auxílio via contratação de serviços de internet para estudantes que apresentaram alguma dificuldade no acesso à rede durante o período de aulas remotas. O programa oferece chips de celulares para assegurar aos alunos matriculados e frequentes em Cursos Básicos e Técnicos o acesso às atividades acadêmicas de Ensino Remoto Emergencial, durante o período da pandemia da COVID-19.

Em 2020, 64 pessoas receberam auxílio do Programa de Inclusão Digital. O programa terá continuidade em 2021, assegurando que estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica possam dar continuidade em sua formação através das plataformas virtuais do ensino remoto.

O “Processo Seletivo de Cursos Regulares 2021” é realizado pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores).

 

NOVOS CURSOS

Curso Preparatório para Técnico em Dança (20 vagas)

Ofertado por meio da Escola de Dança do Cefart, o novo curso tem por objetivo preparar os estudantes para ingresso no Curso Técnico em Dança. É também complementar à formação em dança, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a consciência corporal, convidando os alunos a compreenderem e refletirem sobre sua atuação na sociedade e no contexto cultural.

A carga horária semanal é de 16 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, entre 8h30 e 13h. Para se inscrever e concorrer a uma das 20 vagas, é preciso ter idade entre 15 e 20 anos, além de pelo menos 3 anos de experiência comprovada em Técnica em Dança Clássica e Dança Contemporânea. Segundo Sarah Lignani, Coordenadora da Escola da Dança, o novo curso veio complementar ainda mais a formação das bailarinas e bailarinos do Cefart. “No Curso Preparatório Técnico, de nível intermediário, podemos ampliar o percurso formativo dos nossos estudantes por mais um ano, possibilitando um melhor aprimoramento técnico e artístico.  É um prazer podermos viabilizar essa formação integral e aprofundada em dança!”, celebra.

 

Curso de Regência de Bandas (45 vagas, sendo 30 vagas para Turma Iniciante e outras 15 vagas para Turma do nível Intermediário)

Ofertado por meio da Escola de Música do Cefart, o Curso de Regência de Bandas propicia um conteúdo teórico e prático que reconhece as particularidades desta área da regência. Tem como objetivos reconhecer a relevância da atuação do Mestre/Regente de Bandas como gestor cultural e educador, propiciando a ampliação e a sedimentação do seu conhecimento através de ferramentas teóricas e práticas necessárias para a condução dos trabalhos frente às bandas de música. O curso está alinhado com as principais tendências no ensino de bandas e tem foco no desenvolvimento do repertório, análise, técnicas de ensaio e leituras de bibliografias ligadas à área.

São ofertadas 30 vagas para a Turma Iniciante e mais 15 vagas para a Turma do nível Intermediário. Ambos os níveis têm duração total de um semestre, com carga horária semanal de 4 horas. Para ingressar na Turma Iniciante, é necessário ter idade a partir de 18 anos completados até o ato da matrícula, e experiência como Regente ou músico de bandas. Para ingressar na Turma do nível Intermediário, é preciso apresentar o certificado de conclusão do Curso de Regência de Bandas do Cefart, realizado no ano de 2020.

Para o professor responsável pelo curso de Regência de Bandas, Gilson Silva, as Bandas representam o que há de mais genuíno na cultura musical brasileira. “Espalhadas por todo Brasil, elas carregam anos de história e vivência no campo da performance e educação musical. Sempre se reinventaram e em tempos tão atípicos continuam em um processo de relações integradas com o passado, o presente e o futuro. Ao disponibilizar um curso de formação na área de Regência de Bandas, a Fundação Clóvis Salgado demonstra um olhar sensível para a prática, preocupando-se sobretudo com os agentes responsáveis pela disseminação do conhecimento nessas organizações”, relata Silva, que afirma ainda a importância dos Mestres de Banda para que a cultura se mantenha viva. “Eles são responsáveis pela condução pedagógica, artística e até mesmo gerencial das corporações. Isto configura a Banda como um espaço importante não só na formação de músicos, mas também como um lugar propício para a formação de gestores culturais nos municípios brasileiros. Tenho convicção que a FCS, com os seus cinquenta anos de experiência, prestígio e nobres serviços prestados à sociedade é a instituição certa para alavancar políticas públicas em prol das Bandas de Minas e do Brasil”.

 

Curso de Musicalização para Adultos (20 vagas)

O Curso de Musicalização para Adultos, ofertado por meio da Escola de Música do Cefart, convida os alunos a explorar as ideias de criação, expressão e invenção, aliadas ao fazer musical cotidiano. Além disso, o percurso formativo oferecido neste curso contempla um refinamento da escuta dos participantes através de experiências auditivas, pautadas pela compreensão do entorno sonoro ambiental e urbano, e do aprendizado do repertório musical brasileiro e internacional. O curso proporciona a iniciação musical através do aperfeiçoamento da escuta, da prática musical coletiva através do canto e das fontes sonoras alternativas e tradicionais.

O curso possui duração total de um semestre e carga horária semanal de 4h, com aulas às segundas e quintas-feiras, de 19h às 21h. Para concorrer a uma das 20 vagas ofertadas, o candidato precisa ter idade a partir de 18 anos completos até o ato da matrícula. Segundo Luiz Franceschini, professor do curso, a musicalização é a primeira etapa do processo de educação musical, e nela busca-se desenvolver no indivíduo as primeiras percepções em relação aos materiais sonoros que nos rodeiam. “Ao contrário do que muitos acreditam, a musicalização não é uma atividade dirigida exclusivamente ao público infantil. Em qualquer etapa da vida é possível iniciar os estudos musicais e, com o Curso de Musicalização para Adultos, a FCS oportuniza a qualquer pessoa a partir dos 18 anos iniciar os estudos nessa arte tão reconfortante e prazerosa. No atual contexto de políticas públicas educacionais do Estado de Minas Gerais, o curso é um importante primeiro passo para o estabelecimento da ideia de que a música é uma arte acessível a todos”, declara Franceschini.

Para o Coordenador Interino da Escola da Música do Cefart, Guilherme Brant, os cursos Regência de Bandas e Musicalização para Adultos fortalecem e ampliam as possibilidades de ensino da instituição. “Esta é uma oportunidade única para os candidatos estarem cercados de grandes profissionais e aprenderem um pouco mais sobre música, tendo a oportunidade de estarem imersos em um caldeirão cultural”, celebra Brant.

 

Curso Laboratório de Investigação Cênica (20 vagas)

Ofertado por meio da Escola de Teatro do Cefart, o novo curso é focado para atrizes e atores profissionais, no aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos em artes cênicas. Através de disciplinas ligadas às áreas de expressão corporal, expressão vocal, atuação e dramaturgia (textual e cênica), o curso visa criar um espaço de pesquisa e descobertas, no que diz respeito às dimensões técnicas e estéticas, para o ofício de atrizes e atores contemporâneos.

O curso se dará em um semestre e tem carga horária semanal de 8 horas. As aulas serão realizadas a terças e quintas-feiras, de 14h às 17h40. Para concorrer a uma das 20 vagas, é preciso ser atriz ou ator com formação concluída e/ou profissional comprovada, e ter interesse em aprofundar seus conhecimentos e pesquisas artísticas.

Segundo Paulo Maffei, Coordenador da Escola de Teatro do Cefart, o curso foi criado com o propósito de ofertar um espaço de pesquisa e de criação artística para atrizes e atores que já possuem experiências, estimulando a verticalização das investigações pessoais numa perspectiva coletiva. “Acreditamos que este novo curso possa ser um espaço importante para a cena teatral belo-horizontina, uma vez que a proposta é a de que, ao final, o processo criativo seja compartilhado com o público, colocando em discussão o fazer e o pensar teatral contemporâneos. Criamos um curso que visa enriquecer os conhecimentos e as práticas de artistas, abrindo o debate sobre os processos com o público”, explica.

 

TOTAL DE VAGAS E CURSOS OFERTADOS

  • A Escola de Artes Visuais oferece 120 vagas, sendo distribuídas entre os módulos de Arte e Educação (30), Curadoria (30), Expografia (30) e Produção (30).
  • A Escola de Dança oferece 70 vagas, dividas entre Curso Básico (30), Curso Pré-Técnico (20) e Curso Técnico (20).
  • A Escola de Música, oferece 105 vagas, distribuídas entre Coral Infantojuvenil (15), Curso Básico (25), Curso de Regência de Bandas (45 vagas, sendo 30 vagas para turma Iniciante e outras 15 para turma Intermediária), e Curso de Musicalização para Adultos (20).
  • A Escola de Teatro oferece 34 vagas, ofertadas para Curso Técnico, divididas entre os turnos manhã (8) e noite (6), e para o Curso Laboratório de Investigação Cênica (20).
  • Já a Escola de Tecnologia da Cena oferece 80 vagas, dividas entre os módulos de Auxiliar de Cenotecnia (20), Figurinista (20), Iluminador Cênico (20) e Sonoplasta (20).

Informações

Local

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart