(Lab)rinto | Mostra de Tecnologias da Cena

04/12/19 - 06/12/19

Lab Tec | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Os alunos da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e TecnológicaCefart da Fundação Clóvis Salgado ocupam, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, os espaços internos e externos do LabTec, no Cefart, com (Lab)irinto – Tecnologias em Vertigem, incursão conceitual em instalações artísticas e pílulas performáticas que tem como mote a mitologia do labirinto. A relação entre as tecnologias que perpassam o som, luz, cenografia, figurino e produção audiovisual formam um ciclo de instalações e performances dentro e fora do prédio. A entrada é gratuita.

Acesse a PROGRAMAÇÃO.

Segundo Geraldo Octaviano, coordenador da Escola de Tecnologias da Cena, a mostra é uma oportunidade de os alunos dos módulos de sonoplastia e iluminação colocarem os aprendizados do ano em prática. “Além disso, (Lab)irinto integra as escolas de Tecnologias da Cena, Teatro, Música e Artes Visuais em diversas ações, colocando o tecnológico à serviço da poética”, explica o coordenador. Com caráter instalativo, a mostra alude à espacialidade e vertigem, utilizando espaços mínimos, projeções, gambiarras artísticas e suportes poéticos de luz e som.

O mote do labirinto surgiu a partir da própria estrutura do LabTec, espaço onde são realizadas as aulas da Escola. Um dos recursos para guiar o público pelo evento é um fio vermelho que começa no prédio e termina na entrada principal do Palácio das Artes, cuja narrativa só faz sentido depois do visitante percorrer todo o espaço. O “Poema-tripa” faz referência o mito do fio de Ariadne, princesa de Creta, que utilizou um novelo de lã para resgatar seu amado do labirinto do Minotauro. Esse arquétipo também estará presente no evento por meio de uma intervenção no primeiro dia da mostra.

O público é convidado a adentrar as dependências do (Lab)irinto  e permeá-lo em seu tempo, em pequenos grupos por vez, de maneira que cada um construa sua própria narrativa sobre a exposição. Serão realizadas, também, performances a partir da parceria entre a Escola de Teatro e a Escola de Tecnologias da Cena trabalhadas durante a disciplina de Caracterização Cênica, em que as relações entre corpo e tecnologia foram exploradas e se desdobraram no Cortejo Ciborgue, que também procura guiar os visitantes pelo espaço, e na performance Verniciber: Que Comam Bitcoins!Beber e Comer online.

Na mostra o público poderá conferir, também, Furo, projeto de escuta psicanalítica proposto por alunas da Escola de Artes Visuais. “Trata-se de um projeto de muita sensibilidade artística que, nesse contexto, age quase como um oráculo para o público no labirinto”, explica Geraldo.

Um grande destaque do evento é a Rádio Tecnologias da Cena, que ficará no ar na frequência de 108FM, das 19h às 22h durante os três dias do evento. A programação conta com entrevistas diversas, músicas dos alunos ou professores do Cefart, horóscopos e outras atrações. “Os alunos do módulo de sonoplastia estão fazendo todos os processos de criação de pautas, entrevistas, colher dados, gravar e mixar, colocando todo o aprendizado em prática nessa espécie de laboratório”, explica Geraldo. Nos dias 5 e 6 de dezembro, às 19h, os alunos se dedicam à uma Radionovela apresentada ao vivo.

Este evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

Informações

Local

Lab Tec | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

18h

Duração

4h

Informações para o público

31 3236-7400