LAMA | 46ª Campanha de Popularização Teatro & Dança

11/02/20 - 14/02/20

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Integrando a programação da 46ª Campanha de Popularização Teatro & Dança, nos dias 11 a 14 de fevereiro, às 20h, o Teatro João Ceschiatti recebe o espetáculo LAMA.

Após quatro anos do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana-MG, e impactados pela nova tragédia provocada pelo mesmo tipo de rompimento em Brumadinho, o Grupo Teatro Andante circula com seu espetáculo LAMA, que estreou em 2018.

Fruto de intensa pesquisa durante quase dois anos e resultado de experimentação que mescla diversas linguagens artísticas, o espetáculo tem direção de Marcelo Bones e é encenado por Ângela Mourão, Bruna Sobreira e Thiago Amador (ator convidado).

LAMA traz uma abordagem dramatúrgica documental e contemporânea.  “Optamos por mesclar linguagens, algo desafiador e novo para o Grupo, mas mantivemos a trajetória de espetáculos engajados, críticos, além de poéticos e apurados artisticamente, mas com linguagem popular”, destaca Marcelo Bones.

 

Sobre o grupo

O Grupo Teatro Andante é atuante em Belo Horizonte desde 1990, quando foi fundado por Marcelo Bones e Ângela Mourão. Nesses 28 anos, tem circulado ininterruptamente com seus espetáculos em BH, Minas e todo o Brasil, além de significativa trajetória no exterior – Argentina, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Panamá, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Seus espetáculos, tais como Olympia, BarbAzul, A História de Édipo, o Grande Cello e Musiclown, seguem as características que o Grupo desenvolveu durante toda a sua história, que são a pesquisa de linguagens, a apurada técnica cênica com a fácil comunicação popular, a descentralização artística e a difusão do teatro para parcelas da população que não têm acesso às casas de espetáculos e que estão fora dos eixos comerciais. O Andante tem a marca de realizar espetáculos com grande qualidade artística e técnica, mas que possam ser apresentados em espaços variados e para qualquer tipo de público. Participa de intercâmbios artísticos e de movimentos teatrais locais, nacionais e internacionais, sendo fundador da Platô – plataforma coletiva para internacionalização. De 2014 a 2018 o grupo fez diversos festivais e circuitos por países latino-americanos, além de desenvolver grande atividade de formação pelo Sebrae, para grupos teatrais. Implantou, ainda, em 2016, o Observatório de Festivais (www.festivais.org.br). A estreia aconteceu em junho de 2018, com três temporadas em locais diferentes de BH: Galpão Cine Horto, Teatro João Ceschiatti e Zap 18. Circulamos pela região, Mariana e Barra Longa em dezembro de 2018, num compromisso ético de compartilhar a obra com os atingidos, que colaboraram conosco durante a construção artística.

Informações

Local

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Duração

1h

Classificação

12 anos

Informações para o público

31 3236-7400