"Sinônimo de qualidade, profissionalismo e excelência artística"

10/06/20

Fundação Clóvis Salgado 50 anos | (1970-2020)

A Fundação Clóvis Salgado é sinônimo de qualidade, profissionalismo e excelência artística em Minas Gerais. Uma de nossas instituições culturais mais antigas, ela é responsável pela formação artística, produção autoral e oferta cultural de um incontável número de atividades que fazem desse espaço um dos mais importantes centros culturais da América Latina. Muito nos orgulha ter a Fundação Clóvis Salgado, e toda a sua diversidade artística, como parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, promovendo formação, acesso e fruição. Os corpos artísticos geridos pela Instituição – a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e a Cia. de Dança Palácio das Artes – preservam a memória de grandes compositores sinfônico-corais e traduzem a contemporaneidade da arte em movimentos, coreografias e as mais variadas possibilidades imaginativas que somente a arte nos permite acessar. O Palácio das Artes, construção simbólica e tão desejado pelos belo-horizontinos é outro espaço administrado pela FCS que cumpre importante papel na história da Instituição. Projetado originalmente para ser o teatro municipal de Belo Horizonte, hoje, o Palácio das Artes é muito mais do que isso. Ele é um complexo cultural que abriga histórias, memórias e descobertas. Ali, além do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, um patrimônio do estado, também estão o Cine Humberto Mauro, um dos poucos cinemas gratuitos de Belo Horizonte e que tem sua programação pensada para formar novos públicos, instigar audiências e promover a Sétima Arte para além da tela. As galerias de arte também são universos à parte dentro do complexo do Palácio das Artes. Das diferentes narrativas nacionais e internacionais que as ocupam, esses espaços celebram a arte em suas mais variadas possibilidades criativas. Por fim, o Centro de Formação Artística e Tecnológica, o Cefart, é sabiamente administrado pela FCS com a missão de formar novos artistas, na dança, na música, no teatro e, principalmente, na tecnologia do espetáculo.

Nessas cinco décadas de história, a Fundação Clóvis Salgado se tornou parte da vida e da história do povo mineiro. É por meio dessa Instituição que nossa arte é celebrada, nossos artistas são aplaudidos e reverenciados, e nossa cultura reforça sua identidade.

Parabéns, Fundação Clóvis Salgado. Os cinquenta anos que chegam agora são ponto de partida para entender o passado e projetar o futuro, tendo a democratização da cultura e o acesso à arte como os seus valores mais nobres.

 

Leônidas Oliveira | Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Informações

Local

Fundação Clóvis Salgado 50 anos | (1970-2020)