Atividades gratuitas de arte educação

26/06/20 - 31/12/20

Site da Fundação Clóvis Salgado - http://www.fcs.mg.gov.br/projeto-educativofcs

Ilustração: Clarissa d’Errico. Eixo Bora falar de arte?

Dando continuidade ao Projeto Palácio Em Sua Companhia (#palacioemsuacompanhia), a Fundação Clóvis Salgado, através da Gerência de Extensão e da Escola de Artes Visuais do CEFART, propõe um novo projeto de arte educação, o Educativo FCS (#educativofcs), parte integrante do Programa de Mediação da Instituição. O projeto deseja assegurar a continuidade da difusão, formação e sensibilização artística, por meio da disponibilização de conteúdos educativos nas plataformas digitais da FCS (Site, Instagram e Facebook). Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

A Fonte, de Marcel Duchamp, de 1917. Eixo Click de Cultura.

Pensado exclusivamente para o ambiente virtual, o projeto #educativofcs é uma proposta de experimentação e inovação em práticas de mediação. Num primeiro momento, ele será dividido em quatro eixos temáticos, sendo eles: Um Click de Cultura, blog cultural com reflexões acerca da historiografia do universo artístico; Bora falar de arte?, que lança luz sobre obras contemporâneas e suas narrativas possíveis; Criarte, com informações para toda a família se divertir com a criação de objetos artísticos; e o Cineminha On-line, com diversas indicações de curtas-metragens disponíveis gratuitamente para as crianças. O objetivo do projeto é tornar o conteúdo artístico e cultural da FCS acessível a todos os públicos, de todas as origens e idades, independente da sua familiaridade com os mundos da arte.

As séries de atividades de arte educação serão postadas semanalmente no site da Fundação Clóvis Salgado, com breves pílulas e chamadas nas redes sociais (Instagram | @fcs.palaciodasartes e Facebook | /fundacaoclovissalgado). As dicas, comentários, artigos e textos postados serão especialmente elaborados por professores mediadores da Escola de Artes Visuais do CEFART. Educativo FCS é uma iniciativa para ampliar os conhecimentos artísticos e estimular o pensamento crítico.

Eixos Temáticos

 

Eixo Cineminha On-line. Filme: Médico de Monstro. Foto: Divulgação.

Um Click de Cultura é um blog cultural que traz informações, contextualizações, referências e reflexões sobre as artes em geral. Dialoga, sempre que possível, com temáticas atuais que permeiam o cenário da cultura e seus expoentes. As postagens desse eixo serão realizadas sempre às terças-feiras.

Bora falar de arte?, eixo cujas postagens serão feitas nas quartas-feiras, é norteado a partir da pergunta: “O que pode um objeto na arte?”. O eixo brinca com as possibilidades de reflexões sobre objetos do cotidiano que podem ser criados ou transformados em objetos artísticos. O desafio é ajudar o público a perceber a arte contemporânea como uma prática e potência poética.

Eixo Criarte. Foto: Giovane Diniz.

Já o Cineminha Online será postado todas as quintas-feiras. Exclusivamente digital, o eixo divulgará a cada semana um curta-metragem indicado para o público infantil, além de sugestões de atividades, brincadeiras e curiosidades referentes ao filme e ao universo do cinema. Criarte, eixo criado no estilo “faça você mesmo”, seleciona e cria ideias para reunir e convidar a família a produzir arte. Todas as sextas-feiras, serão postadas informações para criar um objeto artístico, conhecer o trabalho de alguns artistas, estimular a criatividade e se divertir em família.

 

 

Informações

Local

Site da Fundação Clóvis Salgado - http://www.fcs.mg.gov.br/projeto-educativofcs