AO VIVO | Recital da soprano Eliane Coelho e do pianista Gustavo Carvalho celebra a parceria entre Fundação Clóvis Salgado e Festival Artes Vertentes

22/11

Evento marca a reabertura do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes para o público

O concerto de encerramento da Temporada de Ópera da Fundação Clóvis Salgado em parceria com o Festival Artes Vertentes será transmitido ao vivo, hoje (22/11), a partir das 19h. Para acessar a transmissão, CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo. Seja bem-vindo!

 

 

“O Recital, para mim, é mostrar que a música não é luxo e, sim, algo essencial, principalmente em tempos estranhos e difíceis como o que estamos vivendo. Neste momento atual, nós precisamos, sim, de muita música, luz, esperança e amor pela cultura. O meu desejo é que esse concerto seja realmente uma reabertura, mostrando como o universo artístico é fundamental, sendo um alimento para a alma”. É com essa mensagem de esperança e reverência à arte que a soprano Eliane Coelho expressa a sua expectativa sobre o Recital com canções de Richard Strauss e Hugo Wolff que será apresentado pela artista ao lado do pianista Gustavo Carvalho, no dia 22 de novembro, às 19h, no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

O evento, que encerra a Temporada de Ópera On-line da Fundação Clóvis Salgado e, ao mesmo tempo, a pré-estreia da 9ª edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, marca também a reabertura do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com público reduzido na plateia, após mais de oito meses de portas fechadas. Serão disponibilizados gratuitamente 100 ingressos para o público, que poderão ser retirados no site da Eventim, a partir do dia 18 de novembro. Será permitida a retirada de, no máximo, um par de ingressos por CPF. Além disso, para quem não conseguir ir ao evento de maneira presencial, o Recital será transmitido ao vivo pelos sites da Fundação Clóvis Salgado (www.fcs.mg.gov.br) e do Festival Artes Vertentes (www.artesvertentes.com).

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, reabrir o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes com um concerto da soprano Eliane Coelho e do pianista Gustavo Carvalho é um privilégio para a instituição e um verdadeiro reencontro com a arte. “Voltar a receber a plateia em um dos principais teatros do Brasil e com dois importantes artistas da cena erudita brasileira é um momento de muita alegria, tanto para o público, que poderá novamente vivenciar a experiência em um espaço cultural, quanto para a FCS e sua equipe técnica, que é apaixonada pelo que faz, e que finalmente voltará a exercer o seu ofício. Por medidas de segurança, o número de ingressos nesse momento será restrito, porque o retorno será de forma gradual e bastante segura”, comemora Eliane Parreiras.

 

Recital

Uma das artistas líricas brasileiras de maior destaque internacional, a soprano Eliane Coelho, junto ao premiado pianista mineiro Gustavo Carvalho, vai apresentar um recital de Lieder, que são canções do repertório de câmara alemão. O programa do concerto é formado por composições de Richard Strauss e Hugo Wolff, que revelam a versatilidade dos dois autores em como interpretar musicalmente os poemas, criando muitas nuances e atmosferas diferentes.

“São obras lindíssimas, cada uma com suas características harmônicas, de fraseados, que trazem muitos detalhes. E cada composição tem a sua cor. É praticamente um programa de contrastes”, observa Eliane Coelho.

Parceiros de longa data, Eliane e Gustavo se conheceram na casa de uma amiga em comum e, anos mais tarde, pela primeira vez, apresentaram o primeiro recital juntos, em Moscou, na Rússia. “O repertório de Lieder é muito sensível e exige que a cantora e o pianista se completem musicalmente. É necessário que haja uma afinidade para que o diálogo aconteça. Então, para mim, não existe voz e acompanhamento e, sim, fazer música juntos. E é isso que eu e o Gustavo fazemos”, explica a soprano.

A Temporada de Ópera On-line da FCS é realizada pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, viabilizado pela LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS, FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO E FESTIVAL ARTES VERTENTES. E tem a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), e VIVO, USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

O Festival Artes Vertentes é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, viabilizado pela LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA com o patrocínio da SADA, MINAS MÁQUINAS e BDMG CULTURAL e produção da ARS ET VITA.

 

Reabertura com segurança

Seguindo as orientações do programa Minas Consciente, protocolo para a retomada econômica de Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado estabeleceu uma série de normas para a volta das atividades de forma segura no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Para evitar aglomerações, o teatro contará com sinalização nas áreas externas e internas para garantir distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas durante a visitação. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório.

Todos os ambientes do Palácio das Artes são higienizados diariamente antes da abertura ao público. Também são disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos. Para garantir maior segurança dos visitantes, a entrada de sacolas, mochilas e afins não é permitida para diminuir a contaminação dos espaços.

Durante a primeira fase de retomada, o teatro terá sua capacidade reduzida de 1700 para 600 lugares, cumprindo o distanciamento permitido de 2 metros entre os assentos. Os frequentadores também deverão seguir recomendações como evitar aglomerar e conversar, manusear telefone celular, ou tocar no rosto durante a permanência no interior do centro cultural; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair do espaço; seguir sempre as instruções dos funcionários e não frequentar o teatro caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

 

 

Informações

Local

Evento marca a reabertura do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes para o público

Horário

19h

Informações para o público

(31) 3236-7400