Resultado | Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia

06/07/20

Gerência de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado

A Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) anuncia o resultado do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado. Ao todo, quatro artistas foram selecionados pela banca. Desse total, dois projetos serão expostos nas galerias do Palácio das Artes. Os outros dois trabalhos vão ocupar a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

 

Resultado | Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia

 

Para ocupação das Galerias do Palácio das Artes foram selecionados Adeilson William da Silva (Belo Horizonte – MG), para a Galeria Genesco Murta, com a exposição “É hora da onça beber água”, e Joyce Delfim (Belo Horizonte – MG), para a Galeria Arlinda Corrêa Lima, pela curadoria da exposição “Tornar o impossível possível”, de Marcela Cantuária (Rio de Janeiro – RJ).

Já a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais receberá as fotografias dos artistas Maurício Soares Gomes de Oliveira (Teresina – PI), com a exposição “Inventário Verde da Boa Esperança”, no Espaço 1; e Dalila Coelho Silva (Belo Horizonte – MG), com a exposição “É verão o ano inteiro”, no Espaço 2.

 

Os suplentes são Érica Storer de Araújo (Curitiba – PR), com a exposição “Prometo Falhar”, para a Galeria Arlinda Corrêa Lima; Andrey Rodrigo de Moura Prestes (Jundiaí – SP), com a exposição “Das Ruínas, Algumas Construções Possíveis”, para a Galeria Genesco Murta; Guilherme Gerais Greca Barbosa (Londrina – PR), com a exposição “The Best of Mr. Chao”, para o Espaço 1 da CâmeraSete; e Simone Cortezão Freire (Timóteo – MG), com a exposição “Zonas de Ressaca”, para o Espaço 2 da CâmeraSete.

As propostas foram selecionadas por uma banca composta por Brígida Campbell e Patrícia Azevedo, artistas e professoras da Escola de Belas Artes da UFMG, e por Júlio Martins, curador e editor da Nunc Edições de Artista. Os trabalhos inscritos foram avaliados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

 

Já foram contemplados pelo Edital de Artes Visuais da FCS trabalhos de artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Claudia Tavares, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Juliana Gontijo, Luis Arnaldo, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli, Ricardo Homen, Lorena D’arc, Renata Cruz e Rodrigo Arruda. Já o Edital de Fotografia da FCS já contemplou, desde sua primeira edição, trabalhos dos artistas Daniel Antônio, Letícia Lampert, Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar, Coletivo Família de Rua, Victor Galvão e Élcio Miazaki.

 

Homenagem à Décio Noviello – A estreita relação que Décio Noviello manteve com a Fundação Clóvis Salgado ao longo dos anos se consolida com a renomeação dos Editais de Ocupação para Prêmio Décio Noviello. Desenhista, cenógrafo, figurinista, gravurista e pintor, Décio foi um importante nome da arte pop brasileira. Sua exposição Cor Opção ocupou a galeria Genesco Murta durante a programação do ArteMinas 2018 e foi a última mostra em vida do artista belo-horizontino. Durante a abertura, Décio reviveu o happening que compunha a mostra Do Corpo à Terra, que integrou a programação de inauguração do Palácio das Artes, em 1970.

 

Recursos:

Nota de Retificação nº 1 – FCS/GAV – Edital do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado

Nota de Retificação nº 1 – FCS/GAV – Edital do Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado

Prêmio Décio Noviello 2020 | Instruções para solicitação de parecer e recurso

Prêmio Décio Noviello 2020 | Resultado do Recurso

Informações

Local

Gerência de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado