Sarau Lírico

03/12/19

Hall de entrada | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Em mais uma edição da série Sarau Lírico, no dia 03 de dezembro, às 12h, o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta em conjunto do Coral Infanto Juvenil Do Palácio das Artes. Com regência de Laura Tanaka e André Brant e acompanhamento de Fred Natalino, o repertório da apresentação reúne grandes obras de Moses Hoga, George Frederic Handel, Marcelo Ramos e Mark Hayes.

 

O programa tem início com a obra Hallelluja de “O Messias” de George Frederic Handel, a obra narra a trajetória de Jesus Cristo do nascimento à vida, morte e ressurreição. O trecho mais famoso do oratório “Messiah” apresenta uma arrebatadora escrita coral alternando utilizando diversas formas de composição polifônica.

 

Em seguida o CLMG interpreta a canção Elijah Rock, o arranjo de Moses Hoga é tratado de forma ritmicamente intensa e acumulativa ao ponto mesmo de sugerir musicalmente o êxtase espiritual decorrente de estados de transe religioso.  O tradicional spiritual Swingin with the saints, de Mark Hayes, também está no repertório. A obra mistura as canções tradicionais Swing Low, Sweet Chariot e Oh, When the saints go marchin’in. A música traz, também, uma dose de soul, gospel e um pulso do jazz vigorosos e estimulantes.

 

A programação ainda conta com Rock a my soul, arranjo de Mark Hayes e um dos principais exemplos da tradição dos chamados Negro Spiritual. Canções que surgiram entre os negros escravos norte-americanos do século XIX. Essas canções espirituais tem um contexto bíblico, mas em muitos casos apresentavam uma função política que visava o fim da escravidão. Com a inserção de códigos e expressões que mostravam aos escravos caminhos para a sua fuga. 

Por fim, o CLMG e o Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes  interpretam um Medley de canções típicas desta época do ano, orquestrado pelo pianista Fred Natalino, e Suíte Natalina de Marcelo Ramos. Além disso, são homenageados os compositores Tchaikovsky, Haendel, Irving Berlin e Leroy Anderson.

 

 

Sarau Lírico – A série possui formato descontraído, no hall de entrada do Palácio das Artes, oferecendo um clima propício à interação entre a plateia e os coristas. Com uma programação diversificada, em horário alternativo, o Sarau Lírico busca atrair o público do entorno do Palácio das Artes. A entrada é sempre gratuita.

 

Coral Lírico de Minas Gerais –  O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-Dia, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade. Os concertos que o Coral realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do público ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. Em 2019 o CLMG completa 40 anos e em 5 janeiro de 2019 recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

Informações

Local

Hall de entrada | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

12h

Duração

30min

Classificação

Livre

Informações para o público

31 3236-7400