Sarau Lírico | Coral Lírico de Minas Gerais

03/03/20

Hall de Entrada do Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro - BH

O Coral Lírico de Minas Gerais inicia as atividades de 2020 retomando o projeto Sarau Lírico com apresentação no Hall de Entrada do Palácio das Artes no dia 03 de março, terça-feira, ao meio dia. O horário e local objetivam atrair o público que passa nas proximidades do Palácio no horário do almoço. A apresentação contará com repertório variado, sob a regência do maestro Augusto Pimenta e acompanhamento ao piano de Fred Natalino. Esse evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Serão apresentadas 5 peças, dentre elas Misercordias Domini, de W. A. Mozart, composta em 1775, baseada no Salmo 89, que constitui uma meditação sobre a vida humana, onde justapõe constantemente a eternidade de Deus com a brevidade da vida humana. Outra peça que estará no repertório é Deep Rive, de Mack Wilberg, um dos negro Spirituals mais conhecidos e mais amados no repertório do canto coral, de origem afro americana, com melodia arranjada por diversos compositores. Também serão apresentadas Tu es petrus, de Robert Luca Pearsall, Ride on king Jesus, de Moses Hogan e Swing low – Spiritual, arranjada por Mark Hayes (bis).

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual Regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público posso conhecer e fruir a música coral de qualidade. Também os concertos que o Grupo realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do acesso do público ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e este ano comemora 40 anos.

Augusto Pimenta – Regente – Bacharel em Regência Coral e Orquestral pela Universidade Federal de Minas Gerais. Regeu os corais: Voar (Infraero), CREA-MG e o Projeto Khronos Música Coral, entre outros. Regeu o Coral e a Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Lavras (2011-2015), onde participou da fundação dessa mesma orquestra. Em 2016, ingressou na pós-graduação da Escola de Música/UFMG. Atualmente, rege o grupo “Canção das Iluminuras”, que se dedica à música renascentista e é regente assistente do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado.

Fred Natalino – Pianista – Pianista e arranjador. Mestre em Música pela UFMG (2015) e graduado em piano pela mesma instituição (2009), é também formado no curso técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (2004). No Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR) foi professor de Percepção Musical e pianista ensaiador dos cursos básico e profissionalizante de dança, além da Big Band Palácio das Artes e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes. Integra a Happy Feet Jazz Band e é pianista do Coral Lírico de Minas Gerais. Participa regularmente como arranjador e pianista da série de concertos Sinfônica Pop, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Tu es Petrus

Robert Luca Pearsall

Misericordias Domini

1. A. Mozart

Deep River

Mack Wilberg

Ride on King Jesus

Moses Hogan

Swing Low – Spiritual

Mark Hayes (bis)

Esse evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Hall de Entrada do Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro - BH

40min