Série Bem-vindo à Ópera!

23/10 - 21/11

Exibição por meio do YouTube da Fundação Clóvis Salgado | YouTube.com/palaciodasartesmg

A série de vídeos “Bem-vindo à Ópera!” visa trazer para o público iniciante informações sobre a ópera e os vários elementos que a compõem. Serão 5 vídeos de aproximadamente 15 minutos cada que, de uma forma clara e simples, buscarão responder perguntas, tais como: “assistirei a música instrumental ou cantada?”, “quanto tempo ficarei no teatro?”, “que tipo de cantor irei escutar?”, “é preciso ir de smoking?”, dentre outras reflexões, discutindo os pré-conceitos e contando informações curiosas sobre esse tipo de espetáculo.

A série conta, hoje (21/11) às 10h, com uma palestra interativa. Nela, André Brant, atual Regente Assistente da OSMG, conversa ao vivo com os participantes.

Para acessar o bate-papo sobre a série Bem-vindo à ópera, clique aqui

 

“Ópera, afinal o que é?” Neste vídeo pretende-se explicar o que é ópera, as diferenças entre ópera e concerto, entre ópera e musical. Abordará alguns pré-conceitos existentes.

 

“Quem são os personagens?” O vídeo irá apresentar os profissionais envolvidos nas montagens de ópera e suas funções.

“Como preparar uma ópera?” O vídeo abordará os processos de preparação e ensaio de uma ópera.

 

“Quais são os tipos de ópera”  O vídeo irá comentar sobre os diferentes gêneros operísticos.

 

“A ópera nos anos atuais”. O vídeo buscará comentar sobre a produção atual, focando nos principais teatros do Brasil e do mundo e apresentar os profissionais que se destacam.

Confira os títulos e as datas de lançamentos de todos os vídeos, sempre às 10h:

23/10 – “Ópera, afinal o que é?” Neste vídeo pretende-se explicar o que é ópera, as diferenças entre ópera e concerto, entre ópera e musical. Abordará alguns pré-conceitos existentes.

30/10 – “Quem são os personagens?” O vídeo irá apresentar os profissionais envolvidos nas montagens de ópera e suas funções.

06/11 – “Como preparar uma ópera?” O vídeo abordará os processos de preparação e ensaio de uma ópera.

13/11 – “Quais são os tipos de ópera” irá comentar sobre os diferentes gêneros operísticos.

20/11 – “A ópera nos anos atuais” buscará comentar sobre a produção atual, focando nos principais teatros do Brasil e do mundo e apresentar os profissionais que se destacam.

21/11 –  Bate-papo sobre a série Bem-vindo à ópera – André Brant, atual Regente Assistente da OSMG, conversa ao vivo com os participantes na conclusão da série. Horário: 10h. Transmissão: site da FCS (fcs.mg.gov.br)

Informações

Local

Exibição por meio do YouTube da Fundação Clóvis Salgado | YouTube.com/palaciodasartesmg