Sinfônica e Lírico em Concerto | Abertura de Temporada

10/03/20 - 11/03/20

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

A Fundação Clóvis Salgado abre a temporada dos concertos de 2020 com duas apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, com participação do pianista português Bernardo Santos e de diversos solistas, sob a regência do maestro Silvio Viegas. As apresentações acontecem nos dias 10 e 11 de março, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com repertório em homenagem aos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.

Acesse o PROGRAMA do concerto!

Conforme o maestro Silvio Viegas, a escolha do repertório foge do lugar comum, uma vez que focou em obras representativas e, nem sempre, tão tocadas. “A abertura selecionada, Abertura A Consagração da Casa, não é muito conhecida, mas é uma das mais bonitas do compositor e uma das mais difíceis, com vários solos, com trechos bastantes desafiadores para a orquestra, com mudanças de andamento”, pontua o maestro.

Em sequência, escolheu-se o Concerto Para Piano Nº 4 em Sol Menor, que não é tão tocado quanto o Concerto Nº 5,  Imperador, mas é, segundo as palavras do maestro, muito intimista, e contará com a parceria do pianista português Bernardo Santos. O grande diferencial desse concerto é a maestria com a qual Beethoven equiparou a importância do piano e da orquestra, sabendo trazer todas as possibilidades expressivas do piano e não colocando o instrumento em segundo plano em relação à orquestra.

O espetáculo se encerra com Fantasia Coral, que reúne piano, coral e orquestra. Silvio Viegas ressalta o grande diferencial do Palácio das Artes: contar com uma Orquestra Sinfônica e um Coral Lírico na composição do seu organismo. Fantasia Coral se faz, então, a escolha ideal para prestigiar os dois corpos artísticos e os solistas presentes.

Trechos do repertório serão interpretados na terça-feira, 10 de março, durante a série Sinfônica e Lírico ao Meio-dia, com entrada gratuita. Na ocasião, algumas pessoas da plateia serão convidadas a acompanhar o concerto ao lado dos músicos. Trata-se do projeto De Dentro do Palco, iniciativa do maestro Silvio Viegas, que visa aproximar o público da música sinfônica. Já a versão integral do repertório será apresentada na quarta-feira, 11 de março, às 20h30, com ingressos a preços populares.

 

Beethoven

Considerado o compositor clássico mais escutado em todo o mundo e um dos embaixadores da cultura europeia, o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) produziu uma obra que já faz parte do imaginário musical, tendo sido amplamente utilizada no universo da música, do cinema e da publicidade. Começou a compor ainda criança, sempre incentivado pelo pai. Mudou-se para Viena e encantou a nobreza austríaca. Mas foi lá também onde surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia: a surdez. Ele compôs sua obra mais famosa, a Nona Sinfonia, e regeu a primeira apresentação dessa peça sem poder ouvi-la. Com sua música, Beethoven expressou as profundas vivências que se abrigavam em sua alma atormentada por amores fracassados e tristes experiências marcadas pela dor, pobreza e doença. Suas obras fundem a sublime perfeição formal com a profunda expressão dos sentimentos e ainda hoje surpreendem pela genialidade musical do compositor.

 

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Seu atual regente titular é Silvio Viegas. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular, com a série Sinfônica Pop. Já estiveram à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais os regentes Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.

 

Coral Lírico de Minas Gerais – Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. O Grupo se apresenta em cidades do interior de Minas e em capitais brasileiras com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. O Coral já atuou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, além da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Dentro da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem as séries Concertos no Parque, Lírico Sacro, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto e Sarau Lírico, além da participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. Em 2019, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais.

 

Silvio Viegas – Silvio Viegas é mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Esteve à frente das orquestras: Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por 8 anos; Sinfônica Brasileira; Sinfônica de Minas Gerais; Filarmônica do Amazonas; Orquestra Sinfônica de Roma e Orquestra da Arena de Verona (Itália); Sinfônica do Teatro Argentino de La Plata e Sinfônica do Sodre (Uruguai), entre outras. É o regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Bernardo Santos – Bernardo Santos frequenta atualmente o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro. Formado pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres), Conservatori del Liceu (Barcelona) e pela Universidade de Aveiro (Prémio Município de Aveiro), Bernardo estudou com Deniz Arman Gelenbe, Josep Colom, Álvaro Teixeira Lopes e Klara Dolynay. Durante os seus estudos, foi bolseiro do Trinity Laban (Trinity College London Scholar), da Fundação GDA e da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro. Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Berta Alves de Sousa e Frederico de Freitas, sendo responsável por edições críticas de obras de ambos os compositores. Recentemente, foi responsável por ministrar masterclasses em diversas escolas e universidades no Brasil, Portugal e Tailândia.

 

Programa:

 

Abertura A Consagração da Casa

Ludwig van Beethoven

 

Concerto para Piano Nº 4

Ludwig van Beethoven

 

Fantasia Coral

Ludwig van Beethoven

(Pianista convidado – Bernardo Santos)

 

Esse evento tem correalização APPA – Arte e Cultura.

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

10/03 | 12h (trechos, com entrada gratuita)

11/03 | 20h30

Duração

1h

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400